Frio e faxina

Estadão

30 Novembro 2009 | 07h21

O dia amanheceu (se é que que “amanhecer” se aplica a uma situação onde nunca de fato anoitece) frio como ontem, mas com menos vento, pelo menos até agora. Há a possibilidade de o tempo abrir de tarde, e por isso o faxinão — uma grande limpeza geral da EACF, num esquema de mutirão simultâneo envolvendo todos os ocupantes — foi marcado para logo depois do café da manhã, que termina às 8h. Minha equipe é a responsável pela faxina da padaria: Ferraz tem forno próprio para assar pão.

entrada

Depois da faxina quero ver se completo os vídeos sobre a pescaria de anteontem — domingo consegui registrar um dos peixes capturados sendo dissecado — e, se o tempo ajudar, dar uma voltinha lá fora. Também no domingo, um grupo de pesquisadoras apresentou o primeiro boneco de neve do ano, mas já era tarde da “noite” e eu estava sem a máquina fotográfica na hora. Uma oportunidade perdida.

lafora1

Amanhã, tenho que cumprir serviço na limpeza de um dos dois banheiros masculinos de Ferraz. Ao contrário do serviço de cozinha, no entanto, o de banheiro consome apenas uma ou duas horas pela manhã, e não requer disponibilidade para o dia todo. Se sobreviver, conto como foi.

lafora2

O NAp Oc Ary Rongel já partiu de Punta Arenas, e deve chegar à Ilha Rei George nos próximos dias. Se conseguir esvaziar seus porões, será um alívio para muitos cientistas que aguardam material estocado na embarcação para dar prosseguimento a suas pesquisas.