PUBLICIDADE

Mars500, por dentro

A Agência Espacial Europeia (ESA) postou no YouTube um vídeo em que um dos participantes da missão Mars500, que simula uma viagem de 500 dias a Marte, apresenta o interior da "nave espacial". Ela me fez pensar imediatamente numa versão reduzida da Estação Antártica Comandante Ferraz, mantida pelo Brasil na região da Península Antártica.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

É a velha história, suponho, de forma seguindo função:se você precisa manter um grupo de pessoas vivo, mentalmente são e isolado do meio externo, há provavelmente apenas uma meia dúzia de formas de fazer isso direito.

PUBLICIDADE

Também resolvi pesquisar que tipo de missão a Marte está pressuposto no design da Mars 500. O press-release da ESA fala em viagem "de "ida" de 250 dias, 30 dias na "superfície marciana" e viagem "de volta" de 230 dias. Isso sugere que os russos e europeus estão pensado uma missão do tipo de oposição,que é possível quando Mate e a Terra estão do mesmo lado do Sol.

Curiosamente, a maioria dos entusiastas do envio de astronautas a Marte considera esse design um tremendo desperdício. Os motivos exatos podem ser vistos aqui,mas basicamente: consome-se muito combustível, expõe-se os astronautas a muita radiação e, no fim, o tempo de exploração de Marte é uma fração mínima da duração total da viagem!

A missão favorecida pelos visionários é a de conjunção, quando Marte e a Terra estão em lados opostos do Sol. Graças às peculiaridades a mecânica celeste, esse tipo de viagem, embora mais longo em termos de distância a percorrer, é mais rápido, consome menos energia -- ou seja, menos combustível -- e permite que os astronautas permaneçam quase dois anos na superfície de Marte.

Esse último ponto é a grande vantagem e o grande problema da viagem de conjunção. Deixar a tripulação por 500 dias na superfície marciana (com 6 meses de ida e 6 meses de volta no espaço) é uma fantástica oportunidade científica e um ótimo custo-benefício, mas e se alguém tiver dor de dente, uma crise de apendicite ou perder um membro da família durante a missão? E se dois astronautas começarem a se odiar por volta do dia número 200?

Publicidade

Abaixo, o vídeo da ESA:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.