Para ver uma lua de Saturno em 3D

Estadão

23 Fevereiro 2010 | 18h58

A Nasa está divulgando um novo lote de imagens da lua Encélado, de Saturno, feitas pela brava e persistente sonda Cassini, que estuda o planeta, seus anéis e satélites desde 2004 — detalhes sobre os resultados mais recentes podem ser lidos aqui.

(Eu me lembro da época do lançamento da Cassini, em 1997, quando surgiu uma campanha online contra a sonda, porque ela contém geradores nucleares de eletricidade. Ah, o ludismo digital…)

Uma das descobertas mais fantásticas da Cassini foi exatamente a de evidências de que pode haver um oceano por baixo da crosta de gelo de Encélado, à semelhança do que já foi deduzido a respeito de Europa, uma das luas de Júpiter.

Já há algum tempo, a Nasa vem adotando o hábito de criar imagens 3D a partir das fotos tiradas por suas sondas espaciais. Abaixo, você vê uma paisagem de Encélado:

sulcus3d-blogBaghdad Sulcus, uma fissura perto do polo sul de Encélado, em 3D. Nasa

Para ver o efeito tridimensional da imagem (que é um anaglifo, para quem fizer questão da terminologia exata), é preciso um par de óculos 3D — aqueles antigos, com uma “lente” verde e outra vermelha, e não os modernos polarizados, como os usados nos últimos lançamentos do cinema.

No site da agência espacial é possível encontrar instruções para a construção dos óculos (aqui) e também para como processar imagens digitais e convertê-las em anaglifos (aqui).