Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Adenovírus e droga podem combater metástase do câncer de rim

Método parece não apenas matar células cancerosas no tumor primário, mas também em locais distantes que não são infectados pelo vírus.

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:

A equipe testou uma droga já aprovada nos EUA - a sorafenib (Nexavar) - em conjunto com um adenovírus - Ad.5/3-mda-7. Adenovírus são vírus conhecidos por infectar o trato respiratório superior. Mas, quando usados para fins terapêuticos, o material genético nocivo é substituído por um código genético que ativa processos biológicos no interior das células infectadas. Neste experimento, o adenovírus foi programado para expressar uma proteína que protege células saudáveis e que ativa o ataque contra as células cancerosas dos rins.

PUBLICIDADE

"Embora mais pesquisa seja necessária, esta terapia pode ser uma nova e eficaz maneira de tratar o câncer renal metastático e prolongar a vida do paciente", explica Paul Dent, responsável pelo trabalho. "Este é o primeiro estudo que define claramente que a entrega do gene terapêutico do MDA-7/IL-24 no cancro de rim deve ser explorado clinicamente, especialmente porque demonstramos que uma família de drogas aprovadas pela FDA (Food and Drug Administration) aumenta a a sua toxicidade para células cancerosas".

Em modelos animais, a injeção do vírus desencadeou a expressão da proteína "protetora" em células cancerosas e saudáveis dos rins. No local do tumor primário, onde o composto foi aplicado, a proteína secretada fez com que o tumor parasse de crescer. Atingindo a corrente sanguínea, ainda impediu que outros tumores fossem formados. As células saudáveis, por sua vez, não foram afetadas.

"As terapias genéticas com adenovírus são ainda muito novas, mas representam uma ferramenta potencialmente poderosa na luta contra o câncer", ressalta Paul Fisher, também envolvido no estudo. "Nosso objetivo final é levar a nossa pesquisa do laboratório para os pacientes. E, com base em nossos resultados, esperamos que estas terapias sejam eficazes contra diversos tipos de câncer".

Veja também:

Publicidade

- Estudo demonstra como a LIM quinase atua na metástase- Pesquisador cria nanoveículo que injeta quimio em células do câncer- Suco de romã pode impedir metástase do câncer de próstata- Células não-cancerosas podem ajudar células cancerosas no processo de metástase

metastasis

body

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.