PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Amamentar reduz risco de diabetes ao mesmo nível de mulheres sem filhos

Mães que amamentam têm as mesmas chances de desenvolver a doença ao longo da vida do que mulheres <br />que nunca tiveram filhos.

Por root
Atualização:

O estudo, publicado no American Diabetes Association Journal Diabetes Care, comparou mulheres com o mesmo peso e analisou o desenvolvimento do problema em quem tinha amamentado e quem tinha tido filho, mas não tinha amamentado.

PUBLICIDADE

A autora do estudo, Bette Liu, diz que mulheres que não amamentaram têm uma tendência 50% maio de desenvolver diabetes um dia, em comparação às mulheres que não têm filhos. "Mas mulheres que se tornaram mães e amamentaram cada filho por pelo menos três meses não tiveram o risco para o diabetes aumentado", ressalta Liu. "Se você amamenta, mesmo que seja por pouco tempo como três meses para cada nenê, a sua tendência a desenvolver diabetes é reduzida ao mesmo nível que uma mulher que nunca teve filhos".  

O diabetes tipo 2 é um problema de saúde crescente no mundo. Apesar de ter um forte fator hereditário, está também relacionada à obesidade e ao sedentarismo. Neste caso, há produção de insulina pelo corpo, mas as células musculares e adiposas são incapazes de absorvê-la, impedindo o organismo de metabolizar glicose suficiente do sangue. Veja também:

- Número de gestantes com diabetes pode ser maior do que se supunha - Equipe explora imunomoduladores naturais que atuam no diabetes 1 - Parar de fumar aumenta fator de risco para diabetes 2 nos primeiros anos - Sistema de pâncreas artificial pode controlar riscos de hipoglicemia - "Soldado" do sistema imunológico pode desencadear diabetes tipo 2 - Sensor detecta diabetes e câncer em segundos pela respiração e saliva - Glicose baixa nem sempre diminui os riscos de ataque cardíaco em diabéticos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.