PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Aquecimento longo e agressivo pode piorar desempenho de atletas

A experiência envolveu ciclistas de alta performance que tiveram que fazer um aquecimento de cerca de 50 minutos com intensidade graduada.

Por root
Atualização:

Embora velocistas, patinadores e ciclistas costumem se aquecer durante mais de uma hora - incluindo exercícios de alta intensidade -, o aumento da temperatura muscular, a aceleração cinética do consumo de oxigênio, o aumento do metabolismo anaeróbico e um mecanismo que parece potencializar os músculos depois da ativação são colocados em xeque.

PUBLICIDADE

"Nosso estudo comparou o padrão de aquecimento com o que chamamos de aquecimento experimental", explica Elias Tomaras, responsável pelo trabalho publicado recentemente no Journal of Applied Physiology.

A experiência envolveu ciclistas de alta performance que tiveram que fazer um aquecimento de cerca de 50 minutos com intensidade graduada - variando de 60 a 95% da frequência cardíaca máxima. A equipe conduziu diversos testes após os aquecimentos para medir com precisão a saída do atleta, em temos de energia e fadiga.

"O que descobrimos foi que um aquecimento menor resultou em fadiga muscular significativamente menor e uma potencia de pico que foi 6,2% maior", ressalta Tomaras. "Isso representa uma melhora considerável para um atleta de elite".

Veja também:

Publicidade

- Yoga induz liberação de substância química que regula os nervos- Programa de fitness para o cérebro faz idosos andarem mais rápido- Cientistas revelam parte do "mistério" da morte súbita cardíaca- Treino em altas altitudes pode reduzir resistência de algumas pessoas- Fazer exercícios antes de consumir gordura reduz lipídos no sangueConsumo diário de gengibre diminui dores muscularesExercícios aeróbicos regulares podem melhorar suas funções cognitivasMera presença de carboidratos na boca aumenta força muscular

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.