PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Arqueólogos encontram piscina artificial com 1.500 anos no México

Pesquisadores descobrem inúmeros cacos de cerâmica, usados provavelmente para selar piscina artificial.

Por root
Atualização:

Arqueólogos da Universidade de Bonn, na Alemanha, encontraram um reservatório de água com a extensão de um campo de futebol e dois metros de profundidade na floresta tropical do México. O chão, coberto de cacos de cerâmica e peças de calcário, indica que o local deve ter sido um lago artificial de aproximadamente 1.500 anos. É o primeiro exemplo de uma construção do tipo produzida pela civilização maia.

PUBLICIDADE

Desde o ano passado, pesquisadores estudam sistematicamente o sítio arqueológico de Uxul (a 4 quilômetros da fronteira do México com a Guatemala). A descoberta dá indícios de que os lagos artificiais, com o intuito de armazenar água potável, poderiam suprir a necessidade de três meses de seca para pelo menos 2 mil habitantes.

Veja também:

- Descoberta de ratos gigantes faz nossos roedores virarem pets - Descoberto monumento a menos de um quilômetro de Stonehenge - Peça do período Neolítico é encontrada ao leste da Inglaterra - Ossos de marsupiais pré-históricos em bom estado são encontrados - Arqueólogos descobrem túmulo real Maia com 1600 anos na Guatemala - Descoberto o mais antigo "documento escrito" em Jerusalém

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.