PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Bactéria usada como inseticida é eficaz no tratamento de lombrigas

Parasitas infectam cerca de 2 bilhões de pessoas em países tropicais e têm um impacto comparável a malária e tuberculose.

Por root
Atualização:

Biólogos da Universidade de San Diego, EUA, descobriram que a proteína de uma bactéria usada para matar insetos em cultivos orgânicos pode ser usada em um tratamento altamente eficaz contra lombrigas parasitas do intestino humano. Estes parasitas, incluindo ancilostomídeos e tricurioses, infectam cerca de 2 bilhões de pessoas em países tropicais.

PUBLICIDADE

Em artigo publicado na PLoS Neglected Tropical Diseases os pesquisadores explicam que uma proteína cristalizada conhecida como Cry5B produzida pela bactéria Bacillus thuringiensis (Bt) é muito eficaz em dose única na cura de infecções de mamíferos pela lombriga intestinal.

A Bt é uma bactéria famosa pela utilização no controle de insetos em regiões agrícolas, sendo o principal inseticida biológico produzido no mundo. Suas proteínas são usadas há mais de cinco séculos, sendo conhecidas pelas qualidades não-tóxicas em vertebrados.

A descoberta da eficácia da proteína contra parasitas foi feita em um laboratório da UCSD que realizou estudos pioneiros de cristais de proteínas BT como a Cry5B para matar lombrigas, ao invés de insetos.

Lombrigas podem ter um impacto debilitante sobre populações humanas, comparável até a malária e tuberculose. Em crianças, pode causar atrofia de crescimento, afetar o desenvolvimento cognitivo e mental e desnutrição. Apesar do impacto que causa, nenhuma droga conseguiu até hoje efetivamente combater o problema, e maior parte dos remédios é mais direcionado ao tratamento em animais.

Publicidade

O tratamento mais utilizado atualmente é o albendazol. Mas, por ter sido usado repetidamente nas pessoas, o parasita desenvolveu resistência à droga. Embora a tribendimidine esteja sendo desenvolvida para combater o problema, a proteína Cry5B parece ser pelo menos três vezes mais potente.

Veja também:

- Salmonela pode ajudar a explicar rara doença inflamatória humana - Bactéria da pneumonia é derivada de bactéria encontrada em animais - Ácido graxo inibe proteína que atua prevenindo a infecção da cólera - Pesquisadores medem energia liberada por vírus durante infecção

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.