Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Boas ações são estimuladas por observação de quem faz o bem

Voluntários que assistiram a programas "solidários" na televisão se comportaram de forma mais altruísta do que os demais.

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:

Ver alguém executando uma ação virtuosa faz bem. Especialmente se estamos diante de alguém que ajuda outra pessoa. É o que afirmam psicólogos da Universidade de Cambridge, nos EUA. De acordo com uma nova pesquisa, a sensação de "elevação" - termo cunhado por Jonathan Haidt para expressar o oposto da depressão, uma sensação de que o coração está se expandindo - é capaz tanto de fazer pessoas se sentirem bem, como de fazer pessoas realizarem boas ações.

PUBLICIDADE

Voluntários tiveram que assistir a alguns trechos de documentários sobre a natureza e programas do tipo "The Oprah Winfrey Show" e depois descreveram o que tinham visto. Os resultados revelaram que os participantes que assistiram a programas do tipo "solidários" estavam mais propensos a se oferecer a outros estudos de investigação, o que sugere que a "elevação" pode nos tornar mais dispostos a ajudar os demais.

Entretanto, há uma distância entre falar e fazer. Por este motivo, os pesquisadores foram mais a fundo na questão. No experimento seguinte, os voluntários tiveram que optar entre três programações, incluindo um programa britânico de comédia (com o intuito de induzir à alegria).

Depois de terem assistido algum programa, a assistente de pesquisa que conduziu o estudo fingiu ter problemas ao abrir um arquivo do computador usado no experimento. Então, perguntou aos voluntários se eles estariam dispostos a preencher um questionário sobre outro estudo (que, na verdade, não iria adicionar nada ao experimento). Quem quisesse sair, poderia sair. Um detalhe importante: o questionário era "chato" de ser preenchido.

Quem assistiu aos programas mais "solidários" gastou quase o dobro do tempo ajudando a assistente do que os participantes que viram outros tipos de programa de TV, indicando que a "elevação" pode levar a comportamentos de ajuda.

Publicidade

Os autores da pesquisa concluem que a conduta pró-social da sociedade pode ser estimulada pelo aparecimento da elevação, mesmo que em uma breve exposição. O mundo fica melhor e, de quebra, você se sente bem mais feliz.

Veja também:

- Identificada área do cérebro responsável pela "avareza" - Exercícios físicos aumentam inteligência em homens de meia idade - Motorista perde 20% da habilidade de memorizar histórias ao dirigir - Ciência pela beleza: nas grandes cidades, ser atraente é fundamental - Acupuntura desativa áreas do cérebro associadas a dores

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.