PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Método permite quebrar e recuperar fragmentos de ligações químicas

Processo obtido por pesquisadores de Newcastle pode ajudar elaboração de estratégias mais eficientes de produção de materiais.

Por root
Atualização:

Uma equipe da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, anunciou a criação de um método inovador na Química que permite quebrar ligações químicas e capturar os fragmentos. O processo pode ajudar cientistas na elaboração de estratégias mais eficientes de produção de materiais.

PUBLICIDADE

A reação aconteceu quando a equipe "estraçalhou" um composto de éter cíclico conhecido como THF (tetrahidrofurano). Depois, os pesquisadores foram capazes de recolher todos os fragmentos de íons do anel quebrado.

"O que fizemos foi pegar um tipo de reação que antes era vista como um incômodo e, pela primeira vez, identificar todas as partes das moléculas do solvente desmembrado", explica Bill Clegg, professor da universidade. De acordo com os pesquisadores, o desmembramento e captura juntos formam um conceito novo na Química, pois possibilita o estudo de mecanismos de reações usando fragmentos de outros procedimentos.

Veja também:

- Cientistas suecos "fotografam" átomos durante fotossíntese - "Legos" biológicos já são realidade: construir órgãos é o próximo passo

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.