PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Marte abrigou vários ambientes aquáticos em épocas mais recentes

Pesquisadores encontraram evidências de que o derretimento das geleiras em Marte gerou canais centenas de milhões de anos atrás.

Por root
Atualização:

Uma equipe de pesquisadores liderada pela Universidade Brown, nos EUA, identificou dezenas de canais esculpidos pela água derretida de geleiras em Marte. De acordo com o time, os vales localizados na região de latitude média do planeta foram formados em épocas mais recentes, o que apoia a ideia de que o Planeta Vermelho já abrigou diversos ambientes aquáticos.

PUBLICIDADE

Há poucos dias, pesquisadores da Universidade de Colorado em Boulder afirmaram que cerca de um terço da superfície de Marte pode ter sido coberto por oceanos há 3,5 bilhões de anos. Mas parece que a história mais recente pode incluir derretimentos de geleiras que formaram canais com vários quilômetros de extensão e larguras de mais de 150 metros também.

O time, formado também por geólogos da Universidade de Boston e Portland State, analisou 15 mil imagens tiradas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter para compilar o primeiro levantamento de vales glaciofluviais em Marte. "A juventude (dos recursos) é surpreendente", diz Caleb Fasset, principal autor do artigo publicado na Icarus. De acordo com o pesquisador, a era pós-Noé em Marte não foi tão fria e seca como se supunha - mostrando inclusive condições semelhantes às observadas na Terra.

Veja também:

- Oceano pode ter coberto um terço da superfície de Marte - Mistérios da calota de gelo do polo norte de Marte são desvendados - Material estranho encontrado em Marte intriga cientistas - Canais de Marte podem ter sido formados pelo fluxo de lavas - Marte pode ter abrigado grandes lagos de água líquida há cerca de três bilhões de anos

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.