Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Capacidade de adaptação pode determinar vida além dos 100

Pesquisadores da Universidade da Geórgia, nos EUA, forneceram novas pistas sobre como sobreviver além dos 100 anos.

Pesquisadores da Universidade da Geórgia, nos EUA, forneceram novas pistas sobre como sobreviver além dos 100 anos, ao descobrir que a forma como pensamos sobre nós mesmos e nossa capacidade de adaptação a uma série de experiências desafiadoras ao longo da vida podem ser tão ou até mais importante do que fatores relacionados à saúde.

O trabalho, publicado na Current Gerontology and Geriatrics Research, mediu fatores psicológicos e sociais, além da genética e saúde de 240 centenários entre 2001 e 2009. Os pesquisadores concluíram que acontecimentos importantes da vida e história pessoal, junto com a forma como estas pessoas se adaptam a situações de estresse são cruciais para explicar um envelhecimento bem sucedido.

"Entender a saúde nesses termos tem enormes implicações para a qualidade de vida", diz Leonard Poon, diretor do instituto de gerontologia da universidade e principal autor do estudo. "O que está acontecendo com você importa, mas, o mais importante é a sua percepção do que está acontecendo com você que é realmente importante para a sua saúde individual".

A maioria das pesquisas anteriores sobre os mais velhos sempre se centrou nos aspectos da saúde, mas a equipe descobriu que os sentimentos dos centenários sobre sua própria saúde e bem-estar, ao invés de medir pressão arterial e o açúcar no sangue, são os preditores mais fortes de sobrevivência.

O trabalho também demonstrou que centenários mais neuróticos tendem a ser menos saudáveis fisicamente. O estresse, neste sentido, pode ser altamente destrutivo. Idosos que vivem isolados da comunidade também tendem a se tornar doentes com mais facilidade, pois fazem menos atividades físicas.