PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Cascas de banana podem ser usadas para remover metais pesados da água

Pesquisadores da UNESP demonstram como casca picada da banana pode rapidamente remover o chumbo e o cobre da água de um rio.

Por root
Atualização:

Processos de mineração, escoamento de fazendas e resíduos industriais podem levar metais pesados como o chumbo e o cobre a vias navegáveis, causando efeitos adversos para a saúde e meio ambiente. Os métodos atuais para remover estes metais pesados das águas são caros, e algumas substâncias químicas utilizadas no processo são por si só tóxicas. Trabalhos anteriores demonstravam que alguns resíduos de origem vegetal, como fibras de coco e cascas de amendoim, são capazes de remover estas toxinas na água.

Agora, os pesquisadores descobriram que a casca picada da banana pode rapidamente remover o chumbo e o cobre da água de um rio, além de outras substâncias. Um aparelho de purificação usando as cascas de banana poderia ser usado até 11 vezes sem perder suas propriedades de ligação a metais. A alternativa é interessante também porque purificadores deste tipo teriam baixo custo e não precisariam ser quimicamente modificados.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.