Cascas de banana podem ser usadas para remover metais pesados da água

Pesquisadores da UNESP demonstram como casca picada da banana pode rapidamente remover o chumbo e o cobre da água de um rio.

09 Março 2011 | 17h08

Banana engorda e faz crescer, isso tudo mundo já sabe. Mas, além de servir como matéria-prima para muitos produtos, sua casca pode ajudar a purificar águas contaminadas com metais potencialmente tóxicos. É o que mostra um artigo publicado no periódico Industrial & Engineering Chemistry Research por uma equipe de pesquisadores da Unesp.

Processos de mineração, escoamento de fazendas e resíduos industriais podem levar metais pesados como o chumbo e o cobre a vias navegáveis, causando efeitos adversos para a saúde e meio ambiente. Os métodos atuais para remover estes metais pesados das águas são caros, e algumas substâncias químicas utilizadas no processo são por si só tóxicas. Trabalhos anteriores demonstravam que alguns resíduos de origem vegetal, como fibras de coco e cascas de amendoim, são capazes de remover estas toxinas na água.

Agora, os pesquisadores descobriram que a casca picada da banana pode rapidamente remover o chumbo e o cobre da água de um rio, além de outras substâncias. Um aparelho de purificação usando as cascas de banana poderia ser usado até 11 vezes sem perder suas propriedades de ligação a metais. A alternativa é interessante também porque purificadores deste tipo teriam baixo custo e não precisariam ser quimicamente modificados.