Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Celular pode favorecer produção de espermas de má qualidade

Pesquisa mostra que o uso de celular pode aumentar nível de testoterona no corpo, mas também favorece diminuição da fertilidade.

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:

Rany Shamloul, autor responsável pelo trabalho, não sabe ainda explicar a razão, mas diz que os resultados de sua pesquisa sugerem que pode haver um mecanismo intrigante por trás da associação. A equipe descobriu que homens que utilizavam celulares constantemente tinham muita testosterona no corpo e níveis bem altos do hormônio luteinizante (LH), uma proteína que no homem estimula células a produzirem a própria testosterona - mas que é necessária apenas em pequenas quantidades. Este importante hormônio reprodutivo é secretado pela glândula pituitária no cérebro.

PUBLICIDADE

Os pesquisadores acreditam que as ondas eletromagnéticas emitidas pelos telefones celulares podem ter uma dupla ação sobre isso. Elas aumentam o número de células dos testículos que produzem testosterona, mas, diminuíndo os níveis de LH excretados pela glândula, também podem bloquear a conversão deste tipo de base de testosterona circulantes para sua forma mais ativa, associada com a produção de esperma e fertilidade.

Mais pesquisas são necessárias para determinar especificamente os caminhos exatos pelos quais as ondas eletromagnéticas afetam a fertilidade. Por enquanto, não custa nada regular um pouco a conta do celular.

pituitary

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.