Chuva de cristal enfeita nuvem ao redor de estrela embrionária

27 Maio 2011 | 12h22

A imagem foi obtida em luz infravermelha pelo Spitzer. Uma seta aponta para a estrela embrionária, chamada LÚPULO-68. Crédito: NASA/JPL-Caltech/University of Toledo.

Minúsculos cristais de olivina verde – um mineral comum na Terra e abundante em praias do Havaí –  caem como chuva sobre uma estrela em formação. É a primeira vez que o fenômeno foi observado em nuvens empoeiradas de gás ao redor de estrelas emergentes. Astrônomos não sabem explicar ainda, mas acreditam que jatos de gás, provenientes de explosões distantes da estrela embrionária, sejam responsáveis por isso.

“É preciso temperaturas tão quentes quanto a lava para fazer cristas assim”, diz Tom Megeath, da Universidade de Toledo, em Ohio, e principal pesquisador do estudo. “A nossa hipótese é de que os cristais foram cozidos até perto da superfície da estrela em formação e, em seguida, transportados para dentro da nuvem onde as temperaturas são mais frias, finalmente dispersando novamente como glitter”.

Imagem mostra como cristais de olivina parecem ter sido transportados para a nuvem externa ao redor da estrela em desenvolvimento. Jatos disparados a distância da protoestrela, onde as temperaturas são quentes o suficiente para cozinhar os cristais, podem ter transportado para a nuvem externa, onde as temperaturas são muito mais frias. Crédito: NASA / JPL-Caltech / Universidade de Toledo.

Os detectores de infravermelho do telescópio espacial Spitzer, da NASA, constataram a chuva de cristal em torno de uma estrela distante, semelhante ao Sol, em estado embrionário – uma protoestrela pertencente à constelação de Órion, conhecida como HOPS-68 .

“Se você pudesse, de alguma forma, ser transportado para dentro de nuvens de gás presentes em protoestrelas em colapso, tudo seria muito escuro”, explica Charles Poteet, principal autor do estudo publicado na revista Astrophysical Journal Letters. “Mas os minúsculos cristais podem absorver qualquer luz presente, resultando em um brilho verde sobre o fundo preto e empoeirado”.

Cosmo cristalizado

Astrônomos dizem que os cristais estão chovendo de volta para o disco empoeirado ao redor do local de formação de planetas em torno da estrela, como mostrado no painel final. Crédito: NASA / JPL-Caltech / Universidade de Toledo.

Os cristais Forsterita, como são conhecidos, já foram observado antes em discos de formação planetária que circundam jovens estrelas. Entretanto, encontra-los em nuvens externas ao colapso de uma estrela em formação é algo surpreendente porque a temperatura da nuvem é menor, cerca de 170 graus Celsius mais fria. Este dado levou a equipe a especular que jatos possam estar transportando estes cristais até as nuvens geladas externas.

As informações poderiam também explicar por que cometas, que se formam na periferia gelada de nosso Sistema Solar, contêm o mesmo tipo de cristal: eles nascem em regiões onde a água é congelada, com temperaturas muito abaixo das necessárias para a formação dos cristais.