PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Cientistas descobrem alvo para apagar as 'memórias da dor'

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Podemos nos esquecer do que comemos no almoço, mas certamente lembramos de quase tudo o que nos causou dor, pois o nosso sistema nervoso central armazena um traço de memória da experiência para 'avisar' o corpo diante de uma situação semelhante. Por essa razão, pessoas podem continuar a sentir dor mesmo quando um membro foi amputado. Mas e se fosse possível apagar essa memória?

PUBLICIDADE

Uma equipe da Universidade McGill, no Canadá, mostra que o que sempre foi terreno da ficção científica pode, de fato, se tornar realidade algum dia. Os pesquisadores descobriram que os níveis de uma proteína - a quinase PKMzeta, que atua fortalecendo as sinapses (conexões entre os neurônios) - aumentam no sistema nervoso central quando o organismo passa por uma estimulação dolorosa. A hipersensibilidade à dor é neutralizada quando a atividade dessa proteína é bloqueada.

"Muitos medicamentos que têm a dor como alvo funcionam em nível periférico, reduzindo a inflamação ou ativando os sistemas de analgesia no cérebro para reduzir a sensação de dor", explica Terence Coderre, responsável pela pesquisa. "Essa é a primeira vez que podemos pensar em medicamentos que terão como alvo um traço estabelecido de memória como caminho para a redução da hipersensibilidade à dor".

Veja também:

- Aprendizado e memorização são afetados pela poluição - Equipe descobre como restaurar memória de longo prazo - Estudo prova que cegos podem 'ver' com o ouvido

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.