Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Menor supercondutor do mundo pode ter aplicações em energia

Formado por apenas quatro pares de moléculas, "supernanocondutor" tem menos de um nanômetro de largura.

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:

O mundo parece estar ficando pequeno? Pois você pode não ter visto nada: cientistas da Universidade de Ohio, EUA, encontraram o menor supercondutor do planeta, formado por apenas quatro pares de moléculas menores que um nanômetro de largura. O estudo oferece a primeira evidência de que fios supercondutores moleculares em nanoescala podem ser fabricados, o que poderia ser usado em dispositivos eletrônicos minúsculos e ter também aplicações energéticas.

PUBLICIDADE

"Os pesquisadores costumavam dizer que é quase impossível fazer interconexões em nanoescala usando condutores metálicos porque a resistência aumenta conforme o tamanho do fio fica menor. Os nanofios ficam tão quentes que podem derreter. Essa questão, o aquecimento Joule, tem sido um grande obstáculo na fabricação de dispositivos em nanoescala", explica Saw-Wai-Hla, professor da física da universidade.

Materiais supercondutores têm uma resistência elétrica igual a zero, e assim suportar grandes correntes elétricas sem dissiparem energia ou gerar calor. A supercondutividade foi descoberta pela primeira vez em 1911, e até recentemente era considerada um fenômeno macroscópico. A nova descoberta sugere, no entanto, que existe na escala molecular, o que abre uma nova rota para o estudo desse fenômeno. Supercondutores atualmente são usados em supercomputadores até dispositivos de imagens do cérebro.

No estudo em questão, a equipe examinou moléculas sintetizadas de um tipo de sal orgânico (BETS) 2-GaCl4, colocado sobre uma superfície de prata. Utilizando espectroscopia de tunelamento, os cientistas observaram a supercondutividade em cadeias moleculares de vários comprimentos. Para correntes abaixo de 50 nanômetros de comprimento, a supercondutividade diminuiu conforme as correntes se tornavam mais curtas. Entretanto, os investigadores não tinham sido ainda capazes de observar o fenômeno em cadeias tão pequenas como em quatro pares de moléculas.

Para observar a supercondutividade nessa escala, os cientistas precisam resfriar as moléculas a uma temperatura de 10 Kelvin (-263.15 graus Celsius). As temperaturas mais elevadas reduziram a atividade. Em estudos futuros, os cientistas devem testar diferentes tipos de materiais que poderiam servir como fios supercondutores nanométricos a altas temperaturas.

Publicidade

Veja também: - Ondas térmicas prometem nova forma de produzir energia em nanotubos - Sistemas podem ser mais velozes e totalmente óticos com novo material - Materiais superquirais: luz pode torcer fitas de nanopartículas - Nanomedicina contra o câncer: novos estudos são promissores

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.