Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Composto de pimentão reduz déficit de memória no envelhecimento

Alimentação rica em luteína – composto vegetal encontrado em alguns vegetais – pode reduzir a inflamação no cérebro.

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:

Os pesquisadores analisaram os efeitos da luteolina em um modelo de rato em processo de envelhecimento, dando ênfase na observação de microglias, células imunitárias especializadas que se localizam no cérebro e medula espinhal. Uma infecção estimula a microglia a produzir moléculas sinalizadoras, as citocinas, que por sua vez induzem uma série de mudanças químicas no cérebro. Algumas dessas moléculas, no entanto, induzem um "comportamento doentio": sonolência, perda de apetite, déficit de memória e comportamentos depressivos.

PUBLICIDADE

Da mesma maneira, inflamações no cérebro parecem ser um fator chave no desenvolvimento de problemas de memória associados à idade. "Anteriormente, nós descobrimos que durante o envelhecimento normal, as células de microglia tornaram-se desreguladas, produzindo níveis excessivos de citocinas inflamatórias", explica Rodney Johnson, responsável pelo estudo. "Acreditamos que isso contribui para o envelhecimento cognitivo e atua como fator predisponente para o desenvolvimento de doenças degenerativas".

O trabalho mostra que células de microglia expostas a uma toxina bacteriana (que induz a produção de citocinas inflamatórias, que podem matar os neurôniuos) não prejudicam o cérebro se antes forem expostas a luteolina. "Os neurônios sobreviveram porque a luteolina inibe a produção de mediadores inflamatórios neurotóxicos", ressalta Johnson. Neurônios expostos ao composto não produz nenhum efeito benéfico. "Isso demonstrou que a luteolina não protege diretamente os neurônios", diz o pesquisador. "Ela está fazendo isso ao afetar as células de microglia.

Veja também:

- Baixos níveis de testosterona podem ser fator de risco para o Alzheimer - Cérebro processa apenas três objetos em movimento ao mesmo tempo - Jovens obesos com diabetes 2 têm pior desempenho cognitivo - Dieta pobre em metionina pode reverter déficit cognitivo do Alzheimer

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.