Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Composto natural inibe migração de células de câncer no corpo

Células cancerosas perdem "poder de metástase" com ação de substância pouco tóxica encontrada em esponjas do mar.

Pesquisadores do Sanford-Burnham Medical Research Institute, EUA, liderados por Kristiina Vuori, descobriram que o composto natural sceptrin - encontrado em esponjas marinhas - reduz a mobilidade da célula cancerosa, tendo um baixo nível de toxicidade. A metástase é uma das condições mais perigosas do câncer e conseguir parar o movimento destas células mutantes é um passo importante na criação de novos e potentes tratamentos.

A equipe testou sceptrin em vários tipos de células, incluindo do câncer de mama, câncer de colo do útero e câncer de pulmão. Em todos os casos, o sceptrin reduziu a mobilidade das células cancerosas. Outros testes mostraram também que a substância atua limitando a capacidade de contração, uma função crucial para o movimento. Os pesquisadores descobriram ainda que o sceptrin sintetizado, produzido em laboratório, é tão eficaz no combate à mobilidade que o composto natural.

"Dada a síntese desta substância em altas quantidades em laboratórios, o sceptrin pode se revelar uma molécula interessante para testes pré-clínicos e para o seu desenvolvimento para fins terapêuticos", explica Vuori. "Pode também ser uma ferramenta útil para elucidar os mecanismos envolvidos na mobilidade celular".

Para a pesquisa, os cientistas cultivaram células com a ajuda de um fator de crescimento para incentivar a mobilidade das mesmas. Elas foram tratadas com diferentes quantidades de sceptrin, revelando que a substância é mais eficaz quando aplicada em altas concentrações. Depois, a equipe conduziu estudos de apoptose (morte celular programada) e proliferação de células para determinar se esses mecanismos eram responsáveis pela diminuição da mobilidade.