Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Leite pode ajudar mulher a tonificar músculos e perder gordura

Exercícios regulares de levantamento de peso e consumo diário de leite podem melhorar a composição corporal das mulheres e da saúde.

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:

Quer ficar mais magrinha e com músculos mais definidos? Exercite-se. Mas não se esqueça de tomar dois copos grandes de leite todos os dias. A dica é de pesquisadores da Universidade McMaster, no Canadá, que se debruçaram sobre o assunto para mostrar que o consumo de leite por mulheres está associado à perda de gordura e desenvolvimento dos músculos.

PUBLICIDADE

"Exercícios de resistência não são uma opção popular entre as mulheres", diz Stu Phillips, envolvido na pesquisa. "Mas os benefícios à saúde do treinamento de resistência são enormes: aumenta a força, ossos, saúde muscular e metabólica de uma forma que outros exercícios não conseguem".

Um estudo anterior havia mostrado uma associação entre aumento de massa muscular e perda de gordura em homens. Neste estudo, a equipe buscou o caminho mais difícil, já que mulheres tendem a não fazer exercícios de resistência e tendem a evitar produtos lácteos, achando que laticínios engordam.

"Nós esperávamos que o ganho de massa muscular fosse ser maior, mas a quantidade de perda de gordura nos surpreendeu", ressalta Phillips. "Não sabemos ainda o que causa isso, mas estamos investigando. Poderia ser a combinação de cálcio, proteína de alta qualidade, e de vitamina D". Tudo isso está presente no leite.

Malhando e bebendo

Publicidade

Para o estudo, mulheres foram submetidas a um treinamento com exercícios de resistência durante 12 semanas. Horas antes da atividade física, elas bebiam água. Depois da queima calórica, um grupo consumia 500 ml de leite e outro ingeria bebida energética açucarada. Os exercícios consistiam em empurrar, puxar pesos e alguns exercícios para as pernas.

"As mulheres que bebiam leite engordaram quase nada, porque o que elas ganharam em massa muscular magra equilibrou a perda de gordura", explica Phillips. "Nossos dados mostram que coisas simples como exercícios regulares de levantamento de peso e consumo de leite podem melhorar substancialmente a composição corporal das mulheres e da saúde"

Veja também:

- Consumo diário de gengibre diminui dores musculares - Exercícios aeróbicos regulares podem melhorar suas funções cognitivas - Mera presença de carboidratos na boca aumenta força muscular - Exercícios antes da menopausa previnem osteoporose

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.