Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Bilinguismo em neurônios pode dar insights sobre esquizofrenia

Um único neurônio pode empregar dois modos diferentes de comunicação para compartilhar informações.

Por taniager

Uma forma de "bilinguismo celular" foi descoberta por equipe de pesquisadores das universidades canadenses de Montreal e McGill.  O fenômeno permite a um único neurônio empregar dois modos diferentes de comunicação para compartilhar informações. A descoberta poderia ajudar na identificação dos mecanismos que interrompem a função dos neurônios dopaminérgico, serotoninérgicos e colinérgicos em doenças como a esquizofrenia, a doença de Parkinson e a depressão. O artigo sobre o estudo é de autoria de Louis - Eric Trudeau e Salah El Mestikawy e foi publicado na revista Nature Reviews Neuroscience recentemente.

O estudo esclareceu como muitos neurônios no cérebro são capazes de controlar a atividade cerebral usando simultaneamente dois mensageiros químicos ou neurotransmissores.  Esta atividade é chamada de "co-transmissão". Trudeau explica que os neurônios do sistema nervoso - no cérebro e no sistema nervoso periférico - são tipicamente caracterizados pelo transmissor principal que utilizam. Por exemplo, os neurônios chamados dopaminérgicos usam dopamina como transmissor e assim comunicam informação importante para muitos fenômenos como a motivação e a aprendizagem.

Segundo Trudeau, a disfunção desses neurônios está envolvida em graves doenças do cérebro, tais como esquizofrenia e doença de Parkinson. Os resultados do estudo demonstraram que os neurônios dopaminérgicos usam glutamato como um segundo transmissor e são, portanto, capazes de transmitir dois tipos de mensagens no cérebro, de acordo com duas escalas de tempo, uma rápida para o glutamato, outra mais lenta para a dopamina.

Já a equipe de Salah El Mestikawy do Instituto Universitário em Saúde Mental Douglas observou o bilinguismo em neurônios cerebrais que usam serotonina, uma população de células que comunica informações importantes para o controle do humor, da agressividade, da impulsividade e da ingestão alimentar. E também, naqueles que usam a acetilcolina, um mensageiro importante para a habilidade motora e a memória, e cujas funções são desbalanceadas na doença de Parkinson pelos medicamentos antipsicóticos e pela dependência de drogas.

Outros trabalhos realizados em colaboração com Åsa Wallen-Mackenzie da Universidade de Uppsala, Suécia, permitem sugerir que a secreção de glutamato pelos neurônios dopaminérgicos poderia, por exemplo, estar envolvida nos efeitos dos psicoestimulantes, como anfetaminas e cocaína, sobre o comportamento.

unveil