Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Mecanismo suicida em bactérias pode ajudar na luta contra resistência

Pesquisadores estão otimistas quanto ao desenvolvimento de antibióticos mais potentes de amplo espectro.

Um mecanismo suicida existente naturalmente em bactérias foi descoberto por pesquisadores do Instituto Max Planck na Alemanha. A descoberta é importante por fornecer novas ferramentas para desenvolver antibióticos mais potentes de amplo espectro.

A descoberta evidenciou que as proteínas do grupo de toxinas zeta são as responsáveis por apertar o gatilho do mecanismo autodestrutivo das bactérias. O disparo é o próprio sistema toxina/antitoxina que tem um papel importante na transmissão da resistência e de genes virulentos.

Segundo Anton Meinhart, líder da equipe de pesquisa, um pequeno número de genes pode transformar bactérias inofensivas em matadoras perigosas. Genes que carregam propriedades patogênicas ou resistência a antibióticos podem ser transmitidos de bactéria a bactéria por meio dos chamados elementos genéticos móveis. Mas, esses elementos muitas vezes também contêm genes de toxinas e as antitoxinas correspondentes, de forma que podem tanto ajudar na sobrevivência das bactérias quanto exterminá-las.

Após uma investigação mais aprofundada, os cientistas constataram que a PezT e outras toxinas zeta são enzimas diferentes que transformam o bloco essencial de construção de açúcar UNAG (UDP-N-Acetilglicosamina) em uma molécula tóxica. A toxina UNAG-3 P, muito parecida com a penicilina, inibe o crescimento da parede celular bacteriana, fazendo com que as células se rompam e morram. Este processo interno de ativação celular poderia orientar outras investigações para novos antibióticos, um importante passo na luta contra a resistência bacteriana.

A descoberta também é importante para explicar um fenômeno até então paradoxal: ou seja, que a toxina letal supostamente pneumocócica zeta PezT aumenta a taxa de infecção pneumocócica. A razão para isso é provavelmente uma ativação de PezT que faz com que a bactéria estoure e assim libere seu conteúdo. Neste processo, uma das mais importantes toxinas pneumocócicas, pneumolisina, pode se espalhar e causar inflamação grave.  Portanto, parece que pneumococos individuais sacrificam-se para o bem da população total na batalha contra o sistema imunológico.

O artigo intitulado "A Novel Mechanism of Programmed Cell Death in Bacteria by Toxin - Antitoxin Systems Corrupts Peptidoglycan Synthesis" é assinado por Hannes Mutschler, Maike Gebhardt, Robert L. Shoeman, Anton Meinhart e foi publicado na revista PLoS Biology hoje.