Descoberto o mais rico sistema planetário até hoje detectado

Astrônomos da Agência espacial Europeia estudam complexo com até sete planetas maciços que orbitam estrela semelhante ao Sol.

24 Agosto 2010 | 10h56

Concepção artística mostra sistema planetário em torno da estrela semelhante ao Sol HD 10180. Crédito: ESO.

Astrônomos da Agência Espacial Europeia descobriram um sistema planetário com pelo menos cinco planetas orbitando uma estrela semelhante ao Sol, chamada de HD 10180. Há evidências de que o conjunto abrigue mais planetas – um dos quais com a menor massa já vista. A descoberta impressiona, porque o achado pode corresponder ao nosso Sistema Solar em termos de número de planetas, além da distância entre eles e a sua estrela seguir um padrão regular.

“Esta notável descoberta também destaca o fato de que agora estamos entrando em uma nova era de investigação de exoplanetas: o estudo de complexos sistemas planetários e não apenas planetas individuais”, ressalta Christophe Lovis, autor do artigo apresentando o resultado. “Estudos dos movimentos aleatórios planetários no novo sistema revelam complexas interações gravitacionais entre os planetas e nos dá insights sobre a evolução em longo prazo do sistema”.

Imagem, criada a partir de fotografias tiradas através de filtros vermelhos e azuis do Digitized Sky Survey 2, mostra o céu em torno da estrela HD 10180. Halos laranja e azul ao redor da estrela e os oito pontos de luz são artefatos do processo de imagem e não são reais. Crédito: ESO E Digitized Sky Survey 2.

Para colher os dados, a equipe utilizou o espectrógrafo HARPS, ligado ao telescópio de 3, 6 metros da ESO em La Silla, no Chile, e um dos mais bem sucedidos equipamentos de detecção de exoplanetas existentes até hoje. O objetivo era estudar a estrela HD 10180, situada a 127 anos-luz da constelação de Hydrus.

Pela análise de 190 medições individuais do HARPS os pesquisadores conseguiram detectar o movimento da estrela, causado pelo complexo gravitacional dos planetas. Os cinco sinais mais fortes correspondem aos planetas com massas semelhantes a Netuno (entre 13 e 25 vezes a massa da Terra), que orbitam o seu sol com períodos que variam entre seis e 600 dias. Eles estão situados entre 0,06 e 1,4 vezes a distância entre a Terra e o Sol.

A equipe acredita que mais dois planetas estejam presentes no sistema – um deles semelhante a Saturno (peso mínimo de 65 massas terrestres) que orbita em 2200 dias. O outro seria o planeta menos massivo até hoje visto, com uma massa de cerca de 1,4 vezes a da Terra.

O sistema planetário descoberto é único em diversos aspectos: tem pelo menos cinco planetas como Netuno, que se encontram a uma distância equivalente à órbita de Marte – sendo mais “povoado” em sua região interior do que no Sistema Solar -; possui muitos planetas maciços, e provavelmente não abriga nenhum planeta gasoso como Júpiter. Todos os planetas parecem ter órbitas quase circulares.