PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Descoberto o mais rico sistema planetário até hoje detectado

Astrônomos da Agência espacial Europeia estudam complexo com até sete planetas maciços que orbitam estrela semelhante ao Sol.

Por root
Atualização:

Astrônomos da Agência Espacial Europeia descobriram um sistema planetário com pelo menos cinco planetas orbitando uma estrela semelhante ao Sol, chamada de HD 10180. Há evidências de que o conjunto abrigue mais planetas - um dos quais com a menor massa já vista. A descoberta impressiona, porque o achado pode corresponder ao nosso Sistema Solar em termos de número de planetas, além da distância entre eles e a sua estrela seguir um padrão regular.

PUBLICIDADE

"Esta notável descoberta também destaca o fato de que agora estamos entrando em uma nova era de investigação de exoplanetas: o estudo de complexos sistemas planetários e não apenas planetas individuais", ressalta Christophe Lovis, autor do artigo apresentando o resultado. "Estudos dos movimentos aleatórios planetários no novo sistema revelam complexas interações gravitacionais entre os planetas e nos dá insights sobre a evolução em longo prazo do sistema".

Para colher os dados, a equipe utilizou o espectrógrafo HARPS, ligado ao telescópio de 3, 6 metros da ESO em La Silla, no Chile, e um dos mais bem sucedidos equipamentos de detecção de exoplanetas existentes até hoje. O objetivo era estudar a estrela HD 10180, situada a 127 anos-luz da constelação de Hydrus.

Pela análise de 190 medições individuais do HARPS os pesquisadores conseguiram detectar o movimento da estrela, causado pelo complexo gravitacional dos planetas. Os cinco sinais mais fortes correspondem aos planetas com massas semelhantes a Netuno (entre 13 e 25 vezes a massa da Terra), que orbitam o seu sol com períodos que variam entre seis e 600 dias. Eles estão situados entre 0,06 e 1,4 vezes a distância entre a Terra e o Sol.

A equipe acredita que mais dois planetas estejam presentes no sistema - um deles semelhante a Saturno (peso mínimo de 65 massas terrestres) que orbita em 2200 dias. O outro seria o planeta menos massivo até hoje visto, com uma massa de cerca de 1,4 vezes a da Terra.

Publicidade

O sistema planetário descoberto é único em diversos aspectos: tem pelo menos cinco planetas como Netuno, que se encontram a uma distância equivalente à órbita de Marte - sendo mais "povoado" em sua região interior do que no Sistema Solar -; possui muitos planetas maciços, e provavelmente não abriga nenhum planeta gasoso como Júpiter. Todos os planetas parecem ter órbitas quase circulares.

Veja também:

- Enorme disco de poeira em torno de órbita de estrelas binárias pode ser resultado de colisões gigantes - Telescópio Hubble ajuda a desvendar mistérios recentes sobre Júpiter - Geofísicos mostram que Terra e Lua são mais novas do que se acreditava - Incrível explosão de raios-x "cega" telescópio espacial - Spitzer pode esclarecer como estrelas binárias são formadas - Estudo de nova classe de supernovas pode explicar cálcio dos ossos

Leia mais sobre: Astronomia.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.