Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Equipe identifica programa responsável pela reparação do cérebro após AVC

Pesquisadores conseguem descrever cascata molecular ocorrida em ratos que leva ao processo de regeneração do cérebro após um derrame.

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:

Um derrame causa a destruição de células e conexões entre os neurônios do cérebro e, dependendo da localização ou extensão do dano, o evento pode causar sequelas que serão sentidas pelo resto da vida - afetando atividade motora, fala, memória e muito mais. Após o golpe, o cérebro se manifesta, fazendo "brotar"algumas novas ligações entre axônios, com o objetivo de reconectar algumas partes do órgão. Contudo, o processo é fraco e mais lento em indivíduos mais velhos. Mesmo assim, a compreensão do processo de regeneração poderia levar ao desenvolvimento de medicamentos para estimular a aceleração da cura.

PUBLICIDADE

Agora, pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos EUA, parecem ter dado um passo além: eles identificaram, pela primeira vez, a cascata molecular em ratos que leva ao processo de regeneração após um derrame. "Nos propusemos a aprender três coisas", explica Carmichael, membro do UCLA Stroke Center e Brain Research Institute. "Esperávamos identificar o programa molecular que ativa as células cerebrais - os neurônios - para formar novas conexões após o evento, para entender como esse programa de mudanças moleculares ocorre com a idade versus no cérebro de adultos jovens, e o papel que cada molécula específica desempenha neste programa de controle para o surgimento de novas conexões".

Por muito tempo, pesquisadores tentaram identificar as moléculas responsáveis pelo controle cerebral após um acidente vascular cerebral. A forma ideal de fazer isso é isolando os neurônios que estão se recuperando e, então, determinar quais moléculas agem neste processo. Contudo, até agora, isso não foi possível, já que neurônios deste tipo são relativamente poucos e estão localizados no meio de muitas regiões do cérebro. Tendo isso em vista, a equipe desenvolveu dois marcadores fluorescentes diferentes para rotular as células que brotam novas conexões após o AVC. Quando as células foram identificadas, os pesquisadores puderam isolá-las e estudá-las.

Desta maneira, o time conseguiu identificar todos os genes que uma célula cerebral ativa para formar novas conexões. Depois, os pesquisadores partiram para o trabalho de identificação de várias moléculas-chave que atuam nos axônios. Eles descobriram que os neurônios que brotam novas conexões ativam um conjunto de genes que controla a ampla estrutura e acessibilidade do DNA. Um dos genes, denominado ATRX, não está associado diretamente à recuperação dos axoônios após o dano, mas é importante no desenvolvimento do cérebro. "Nossos resultados mostram que células cerebrais ativam este gene para formar novas conexões após o derrame", explica Carmichael.

Em segundo lugar, o programa molecular que controla a formação de novas conexões difere consideravelmente entre jovens e pessoas mais velhas. As diferenças podem explicar em parte por que a recuperação é diminuída em idosos, pois eles respondem a um programa genético próprio de recuperação. No cérebro envelhecido, os neurônios que brotam novas conexões não só ativam genes para induzir o processo, como ativam genes que retardam o processo. Ou seja: ao mesmo tempo que acelera, breca a regeneração.

Publicidade

A pesquisa também destaca um novo método de entrega de medicamentos ao cérebro após a lesão, para testar o papel de moléculas específicas no processo de regeneração. Após o AVC, a área danificada é absorvida, resultando em uma cavidade. Esta cavidade fica ao lado do tecido peri-infarto, parte do cérebro que está brotando novas conexões. "Nós desenvolvemos uma forma de preencher a cavidade com material biológico natural que libera drogas de reparação lentamente ao longo do tempo", ressalta Carmichael. Os pesquisadores acrescentam proteínas normais do cérebro a um hidrogel de biopolímeros como uma esponja, que excreta aos poucos os agentes de reparação, promovendo a brotação de axônios.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.