Esteroides podem proteger contra doenças cardiovasculares

Pesquisadores já conseguirem demonstrar em um estudo de perfis químicos que o efeito protetor não é tão forte quando o colesterol está presente.

root

17 Maio 2010 | 11h53

Pesquisas ainda são necessárias para confirmar o efeito de esteroides contra doenças cardiovasculares.

Pesquisas ainda são necessárias para confirmar o efeito de esteroides contra doenças cardiovasculares.

Esteroides vendidos como suplementos de saúde podem oferecer um mecanismo natural de defesa contra doenças cardiovasculares. É o que defendem pesquisadores da Universidade de Leeds, no Reino Unido.

Um canal iônico nos vasos sanguíneos, até então desconhecido, pode limitar a produção de citocinas – proteínas que induzem o começo destas doenças. Este efeito protetor pode ser desencadeado por sulfato de pregnenolona, uma molécula que faz parte de uma família de esteroides, conhecida como “fonte da juventude” (pela capacidade de melhorar a eficiência energética, visão e memória).

Estes esteroides são produzidos naturalmente pelo corpo, mas os níveis diminuem com a idade. Logo, alguns suplementos prometeram suprir este desequilíbrio com esteroides sintéticos.

Embora os pesquisadores acreditem que os esteroides possam atuar contra doenças cardíacas, pesquisas com seres humanos são necessárias. Os pesquisadores já conseguirem demonstrar em um estudo de perfis químicos que o efeito protetor não é tão forte quando o colesterol está presente, sugerindo que os esteroides podem ser melhor utilizados em combinação com outros medicamentos para baixar o colesterol ou outras estratégicas, como exercícios e dietas.

“Estes esteroides são relativamente baratos e alguns deles já estão disponíveis em produtos comerciais”, explica David Beech, que liderou o estudo. “Então, se pudermos mostrar que este efeito funciona em pessoas, bem como em estudos de laboratório, então ele poderia ser uma abordagem eficaz e barata para resolver os problemas de saúde cardiovasculares que estão se tornando epidemia em nossa sociedade e no mundo”.

Veja também:

De olhos bem abertos: esteroides contra a retinopatia diabética
Técnica aumenta artérias podendo dispensar ponte de safena
Célula nova é capaz de ensinar célula velha a agir de forma jovial
Sal: aumento de angiotensina causa hipertrofia do miocárdio