Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Estrela superveloz está se deslocando do centro para fora da Via Láctea

Pesquisadores da Universidade de Michigan mostram a primeira evidência de que estrelas supervelozes partem do centro de galáxias.

PUBLICIDADE

Por taniager
Atualização:

Uma estrela com "hipervelocidade" está se deslocando do centro da Via Láctea para fora da galáxia. Os astrônomos da Universidade de Michigan constataram que a estrela corre a uma velocidade de 2,5 milhões de quilômetros por hora, velocidade cinco vezes maior que a da maioria das estrelas. Seu trajeto é a primeira evidência de que estrelas supervelozes partem do centro de galáxias.O artigo foi aceito pelo Astrophysical Journal Letters.

PUBLICIDADE

A estrela denominada HE 0437-5439, localizada no hemisfério sul da galáxia, foi detectada pelo telescópio espacial Hubble. Por meio dos dados obtidos, os astrônomos puderam traçar sua trajetória e origem. 

Estrelas supervelozes foram descobertas há cinco anos e estão escapando de suas galáxias com velocidades maiores que o limite da velocidade estelar calculado por astrofísicos. Em teoria, o fenômeno somente poderia ocorrer se estas estrelas estivessem sendo chutadas de regiões muito próximas a buracos negros, empurradas violentamente para fora das galáxias de uma forma específica que envolve outra estrela ou objeto na ação. O que quer dizer uma interação de três corpos. "O buraco negro quebra um sistema binário ou terciário, captura um dos três elementos e ejeta os demais para fora", explicou Oleg Gnedin, professor do Departamento de Astronomia.

Os astrônomos estimam que a HE 0437-5439 levou 100 milhões de anos para se deslocar do centro até sua posição atual. Por causa deste espaço de tempo, eles acreditavam que a estrela não poderia ter se originado no centro da Via Láctea.Também, pelo seu tamanho e composição, eles supunham que ela teria se apagado após 20 milhões de anos. Seria mais razoável pensar que ela teria se originado na grande nuvem Magellanic, um satélite de nossa galáxia. O novo estudo descarta as suposições.

Publicidade

Agora os cientistas estão lidando com outras hipóteses. A estrela é uma "errante azul" - uma estrela que parece ser muito mais jovem do que realmente é, porque ela é, na verdade, duas estrelas pequenas que colapsaram em uma maior.

Segundo Gnedin, ela é a estrela mais massiva de todas as estrelas com hipervelocidade já encontradas e parece que tem uma vida curta, cerca de cinco vezes mais curta que o tempo estimado pra viajar do centro da galáxia para sua posição atual, se ela fosse ejetada. "A solução para o problema é que ela é uma 'errante azul', um sistema de duas estrelas que foram ejetadas juntas e fundidas durante o voo". Esta hipótese permite pensar que ela, de fato, se originou no centro da galáxia.

Já foram descobertas 16 estrelas com supervelocidade. A Via Láctea tem bilhões delas.

Rastrear os padrões de estrelas supervelozes viajando no espaço pode ajudar os astrônomos a mapear a forma e o potencial gravitacional de nossa galáxia.

Veja também: - Raridade cósmica: pesquisadores identificam a estrela mais massiva - Incrível explosão de raios-x "cega" telescópio espacial - Hubble flagra buraco negro fora do centro de sua galáxia - Cientistas identificam nova espécie de supernova "monstruosa" - Apenas 15% dos sistemas solares são como o nosso no universo - Explosão de estrela gigante indica a presença de antimatéria no espaço

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.