Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Estresse pode piorar muito os sintomas físicos e psicológicos da TPM

Mulheres que se sentem estressadas estão mais sujeitas a sintomas moderados e graves, como depressão e tristeza, durante a menstruação.

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:

A tensão pré-menstrual é um grupo de sintomas físicos e psicológicos que ocorrem na época da ovulação, podendo se estender até os primeiros dias da menstruação, incluindo sentimentos de raiva, ansiedade, alterações de humor, depressão, fadiga, inchaço no peito, dores e inchaço abdominal.

PUBLICIDADE

"Nós estávamos interessados em identificar fatores que possam prever quem poderia estar em risco maior de ter sintomas graves", explica Audra Gollenberg, pesquisador da divisão de epidemiologia, estatística e investigação de prevenção do NIH's Eunice Kennedy Shriver National Istitute of Child Health and Human Development. "Pode ser possível diminuir ou impedir a gravidade desses sintomas com técnicas que ajudam as mulheres a lidarem mais eficazmente com o estresse".

O estudo contou com a participação de 259 mulheres entre 18 e 44 anos saudáveis e que não estavam usando contraceptivos orais ou outras terapias hormonais. Um questionário foi aplicado para determinar o comportamento e níveis de estresse ao longo de cada semana do ciclo.

Os resultados mostraram que mulheres que se sentem estressadas estão mais sujeitas a sintomas moderados e graves, como depressão e tristeza, durante a menstruação. As consequências também foram evidentes no corpo: mais dores, inchaço abdominal, dor lombar, fadiga, cólicas, dor de cabeça e desejo por alimentos doces ou salgados. Altos níveis de estresse foram relacionados com uma probabilidade duas a quatro vezes maior de sofrer sintomas graves da TPM.

Mulheres que se sentem estressadas nas semanas que antecedem um ciclo, mas não se sentem estressadas durante o ciclo, tendem a ter os sintomas pré-menstruais mais pronunciados após o ciclo em que elas relataram o estresse. As mulheres com alto estresse nos dois ciclos anteriores tinham 25 vezes mais probabilidade de relatar sintomas moderados a graves do que as mulheres com baixo estresse anterior em ambos os ciclos.

Publicidade

Alguns medicamentos podem ser usados para tratar os sintomas da síndrome pré-menstrual, como diuréticos, analgésicos, pílulas anticoncepcionais orais, antidepressivos e remédios que suprimam a função ovariana. "Cada mulher é um indivíduo, e algumas mulheres podem ter sintomas graves que necessitam de medicamentos", ressalta Maria Hediger, também da divisão de epidemiologia, estatística e investigação de prevenção. "No entanto, estudos futuros poderão mostrar que as técnicas de redução do estresse podem prevenir ou reduzir a gravidade da síndrome pré-menstrual".

Veja também:

- Cérebro de crentes está mais preparado para lidar com erros - Oxitocina pode indicar sucesso de relacionamento entre saguis - “Fora” ativa regiões do cérebro relacionadas ao vício e recompensa - Pílula e reposição hormonal diminuem risco de ruptura de aneurismas - Muitas mulheres com insuficiência ovariana tem ovos imaturos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.