PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Estudo demonstra como a LIM quinase atua na metástase

Ela é requerida para as células na parte da frente do tumor, abrindo o caminho para que células metastáticas possam sair e invadir tecidos.

Por root
Atualização:

Metástase é um estágio do câncer em que as células cancerosas provocam uma invasão do tecido circundante - espalhando-se posteriormente para outros órgãos e formando tumores secundários. A capacidade de invasão destas células metastáticas exige a reorganização do citoesqueleto de actina-miosina, controlado por uma sofisticada rede de sinais enviados por alguns componentes celulares.

PUBLICIDADE

Estudos anteriores já demonstraram que a LIMK facilita a invasão das células cancerosas ao atuar na regulação da actina. Pesquisadores do Reino Unido analisaram detalhadamente o papel da LIMK neste processo, demonstrando que ela é requerida para as células na parte da frente do tumor, abrindo o caminho para que células metastáticas possam sair e invadir outros tecidos. Trabalhando com câncer de mama e carcinoma de células escamosas, a equipe descobriu que a inibição da função da LIMK bloqueia a invasão das células tumorais, evitando que elas comecem a metástase.

Veja também:

- Crescei e multiplicai-vos: gatilho que comanda o início da divisão celular é desvendado - Equipe descobre uma "tática do câncer" para se espalhar pelo corpo - Interruptor de crescimento em plantas poderia parar metástase em humanos - Vírus reprogramado pode encontrar, modificar ou destruir células do câncer

Leia mais sobre: câncer.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.