PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Ateriosclerose pode ser tratada sem redução dos níveis de colesterol

Equipe conseguiu bons resultados interferindo na produção de uma substância em células do sistema imunológico de ratos.

Por root
Atualização:

Pesquisadores da Universidade de Washington, nos EUA, descobriram uma forma de reduzir a aterosclerose de camundongos sem reduzir os níveis de colesterol ou manipular outros fatores relacionados à obesidade. A equipe chegou aos resultados interferindo na produção de uma substância chamada ácido graxo sintase nas células do sistema imunológico conhecidas como macrófagos.

PUBLICIDADE

Ácido graxo sintase é uma enzima que converte no fígado os açúcares que consumimos na comida em ácidos graxos. Desempenha, assim, um importante papel no metabolismo energético. Entretanto, ela também está envolvida na aterosclerose: "As placas que obstruem as artérias contêm grandes quantidades de ácidos gordurosos", explica Clay F. Semenkovich, pesquisador sênior.

A equipe criou ratos incapazes de fazer a síntese de ácidos graxos no principal tipo de célula que contribui para a formação de placas (como é impossível sobreviver sem a síntese de ácidos graxos, eles foram capazes de produzir a substância em outros tecidos do corpo). Mesmo submetidos a uma dieta rica em gorduras - como a de padrão ocidental -, os animais apresentaram menos aterosclerose do que os demais roedores do grupo de controle.

A ateriosclerose é uma doença inflamatória crônica, em que vasos sanguíneos são afetados por placas de lipídeos e tecido fibroso que se acumulam e podem obstruir o canal, causando isquemias - impedindo a oxigenação equilibrada no cérebro ou coração. O problema pode contribuir para ataques cardíacos, derrames e até mesmo gangrena.

Veja também:

Publicidade

- Demência em diabéticos é diferente de pessoas não-diabéticas - Estrogênio pode proteger sistema cardiovascular sem riscos - Mal de Alzheimer: coágulos podem cortar fluxo de sangue para neurônios - Contração celular induz crescimento de vasos que alimentam tumores

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.