Fazer exercícios antes de consumir gordura reduz lipídos no sangue

Índices podem diminuir até 30% se pessoa com tendência a doenças cardiovasculares fizer atividade um dia antes.

root

11 Junho 2010 | 11h26

Pesquisadores Lindsay Robinson e Marcos Dekker mostram que passear com o cachorro pode ser uma boa ideia para quem tem churrasco marcado para o dia seguinte. Crédito: University of Guelph.

Pesquisadores Lindsay Robinson e Marcos Dekker mostram que passear com o cachorro pode ser uma boa ideia para quem tem churrasco marcado para o dia seguinte. Crédito: University of Guelph.

Para quem já tem o churrasco marcado, fica a dica: fazer um pouco de exercício antes de consumir uma refeição rica em gorduras pode ser muito bom. De acordo com um estudo da Universidade de Guelph, no Canadá, exercitar-se um dia antes de comer alimentos pode reduzir os níveis de lipídios no sangue em até 30%.

“Lipídios no sangue normalmente sobem e ficam elevados por horas após a ingestão de uma refeição rica em gordura, que é um fator de risco para doenças cardiovasculares”, diz Lindsay Robinson, do Departamento de Saúde e Ciências Nutricionais da universidade. “Descobrimos que fazer algo tão simples como caminhar pode ajudar a prevenir estes picos”.

Para o estudo, a equipe selecionou homens entre 40 e 70 anos de idade que apresentam altos níveis de lipídios e alto risco para doenças cardiovasculares. Um grupo permaneceu sedentário antes de consumir uma bebida gordurosa especialmente criada para o experimento, enquanto outro realizou uma hora de esteira. Testes foram realizados para medir os níveis de lipídios no sangue e tecido da gordura abdominal dos participantes.


De acordo com os pesquisadores, os resultados mostram que o exercício moderado neutralizou os efeitos negativos da bebida rica em gordura. “Muitas pessoas tomam medicamentos para baixas os seus níveis de lipídios, e estes medicamentos são muito eficazes”, ressalta Marcos Dekker, que participou do trabalho. “Mas nós mostramos que qualquer tipo de exercício, até mesmo passear com o cachorro, também pode funcionar”.

Veja também:

Leite pode ajudar mulher a tonificar músculos e perder gordura
Consumo diário de gengibre diminui dores musculares
Exercícios aeróbicos regulares podem melhorar suas funções cognitivas
Mera presença de carboidratos na boca aumenta força muscular
Exercícios antes da menopausa previnem osteoporose