Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Fungo carrega arma secreta para camuflar invasão no organismo

Proteína faz invasão passar despercebida pelo sistema imunológico. Trabalho pode render novos métodos de combate na agricultura e saúde.

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:

Em tomates, por exemplo, o sistema imunológico reconheceria a invasão do fungo Cladosporium fulvum, pela presença de fragmentos de quitina - derivados da parede celular fúngica -, iniciando o ataque. Entretanto, muitos fungos carregam uma arma secreta: a proteína ECP6 (proteína extracelular 6).

PUBLICIDADE

Ela encontra fragmentos de quitina que cercam o fungo e os une, fazendo com que os sinais de infecção passem despercebidos pelo organismo. O alarme para o sistema imunológico não é acionado. Resultado: a planta fica doente.

Como fungos de animais e de seres humanos também produzem esta proteína, é provável que o mesmo mecanismo esteja por trás da infecção. Experiências demonstraram que quando o fungo não produz a ECP6, ele é bem menos agressivo, e menos capaz de causar doenças em tomateiros. Esta compreensão pode abrir o caminho para o desenvolvimento de novos métodos de combate a fungos tanto na agricultura como na saúde.

Os resultados do trabalho foram relatados hoje na Science.

Veja também:

Publicidade

- Método agiliza diagnóstico em pacientes com baixa resistência - Medicamentos contra o câncer podem agir contra parasitas da leishmaniose - Mapa de proteína do vírus da herpes pode levar a novos tratamentos - Identificado "gatilho" que induz células a produzirem anticorpos potentes - Vermes pode ajudar desenvolmento de sistema imunológico funcional

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.