PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Gene descoberto pode render novos tratamentos para a miopia no futuro

Pesquisadores descobrem diversas 'grafias' distintas de DNA próximas ao gene RASGRF1 relacionadas à focalização e “erros” de visão.

Por root
Atualização:

A miopia é a doença ocular mais comum no mundo. Entretanto, até agora pouco se sabia sobre suas bases genéticas. Agora, uma equipe internacional de pesquisadores afirma ter descoberto um gene associado ao problema. O trabalho foi publicado na Nature Genetics.

PUBLICIDADE

A miopia ocorre quando o ponto focal de uma imagem fica muito próximo da retina na parte posterior do olho, causando visão borrada de um objeto a distância. Descobrir um gene relacionado com o problema pode não significar tratamentos imediatos, mas abre o caminho para novas terapias genéticas.

De acordo com os pesquisadores, o olho é uma região do corpo interessante para a pesquisa genética, já que a observação dos efeitos clínicos ao longo do tempo pode ser realizada com métodos pouco invasivos ou não-invasivos. Desta maneira, seria possível compreender melhor o seu funcionamento e testar estruturas como a retina.

Os pesquisadores descobriram diversas grafias distintas de DNA próximas ao gene RASGRF1, que tinham fortes associações com a focalização e os "erros" da visão. Para chegar aos resultados, a equipe avaliou seis grupos de adultos brancos, envolvendo mais de 13 mil pessoas.

O gene RASGRF1 é altamente expresso em neurônios e retina, crucial para as funções oculares e consolidação da memória visual. Ratos de laboratório com estes genes incorretos, houve mudanças nas lentes de seus olhos. Além disso, os pesquisadores identificaram o gene CTNDD2 - relacionado à miopia na população chinesa e japonesa.

Publicidade

Veja também:

- Córneas artificiais de moscas comuns são fabricadas em laboratório - Técnica protege pacientes durante tratamento para câncer de olho - "Visão de mundo" das abelhas: olho artificial do inseto dá as coordenadas - Simulador de terremoto mostra como olhos e ouvidos mantêm equilíbrio - Cientistas criam retina em estágio inicial a partir de células-tronco - Olho biônico deixa a ficção para se tornar realidade em breve - Células-tronco recuperam visão de roedores com retinite pigmentosa - De olhos bem abertos: esteroides contra retinopatia diabética

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.