Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Visão política de um indivíduo pode estar associada a variante genética

O ideólogo é influenciado não apenas por fatores sociais, mas também por um gene receptor de dopamina chamado DRD4.

De acordo com uma nova pesquisa das universidades da Califórnia, San Diego, e Harvard, nos EUA, a visão política de um indivíduo pode, em parte, ser resultado de sua composição genética. O ideólogo é influenciado não apenas por fatores sociais, mas também por um gene receptor de dopamina chamado DRD4.

A dopamina é um neurotransmissor que afeta os processos cerebrais que controlam o movimento, a resposta emocional e capacidade de sentir prazer e dor. Pesquisas anteriores identificaram uma ligação entre uma variante desse gene e comportamento de busca de novidade, e este comportamento tem sido associado previamente com traços de personalidade relacionados ao liberalismo político.

A pesquisa, publicada no "The Journal of Politics, pela Cambridge University Press", centrou-se em 2 mil indivíduos do Estudo Nacional Longitudinal de Saúde do Adolescente. Ao combinar informações genéticas com as informações das redes sociais dos participantes do estudo,a equipe foi capaz de mostrar que as pessoas com uma variante específica do gene DRD4 teriam maior probabilidade de serem liberais quando adultos - mas apenas se eles tivessem uma vida social ativa na adolescência.

O chefe da pesquisa, James H. Fowler, da Universidade da Califórnia, em San Diego, e seus colegas, trabalham na hipótese de que pessoas com o gene variante buscam novidades e são mais interessados em conhecer o ponto de vista de seus amigos. Como consequência, as pessoas com essa predisposição genética que têm um número maior de amigos do que a média, ficam expostos a uma ampla variedade de normas sociais e estilos de vida, o que pode torná-los mais liberais do que a média.

Os pesquisadores relataram que a interação dos dois fatores é fundamental: a predisposição genética e a convivência com muitos amigos na adolescência. A equipe também mostrou que isso acontece independente de etnia, cultura , sexo ou idade. "Estes resultados sugerem que a filiação política não se baseia apenas no tipo de ambiente social ou na experiência das pessoas", diz Fowler. "Temos esperançade que os mais estudiosos começarão a explorar o potencial de interação da biologia e meio ambiente. O caminho é olhar para a replicação em diferentes populações e faixas etárias".