Gravidez dobra chances de um homem ser infectado por HIV durante relação

Pesquisadores acreditam que transformações do sistema imunológico da gestante possam ter relação ao risco maior de infecção.

24 Maio 2010 | 10h24

Embora pesquisadores estejam tentando desenvolver um microbicida eficaz contra o HIV, a única forma de garantir proteção ainda é o uso de preservativos.

Mulheres jovens em idade reprodutiva têm um risco maior de contrair HIV do que seus parceiros; gestantes têm um risco ainda maior. Agora, um novo estudo mostra que a gravidez pode ser uma circunstância perigosa para o homem também: as chances de contrair a doença dobram se a parceira sexual é infectada e está grávida.

O estudo realizado pela Universidade de Nairobi, Quênia, e Universidade de Washington em Seattle, EUA, envolveu 3321 casais em que um dos parceiros era HIV positivo e o outro não. Os resultados sugerem que mudanças biológicas decorrentes da gestação podem estar associadas ao risco maior de o parceiro ser infectado. Entre uma das explicações, estaria a transformação do sistema imunológico na mulher. Entretanto, outras pesquisas ainda precisam confirmar a hipótese.

Os pesquisadores acompanharam 1085 casais em que o homem estava infectado e 2236 casais em que a mulher foi infectada para compreender as diferentes circunstâncias e determinantes que podem contribuir para a propagação da doença. Durante dois anos, 823 gestações ocorreram, permitindo à equipe examinar a fundo fatores de risco para o HIV durante a gravidez.

Os resultados foram apresentados na Conferência Internacional de Microbicidas, em Pittsburgh, nos EUA, evento que reúne até o dia 25 de maio mais de mil participantes de 47 países, com o objetivo de discutir novas abordagens para a prevenção do HIV – entre elas, o uso de microbicidas, ou seja, substâncias que, aplicadas no interior do reto ou da vagina, poderiam proteger contra infecções.