PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Tamanho dos dedos podem indicar risco para câncer de próstata

Comprimento dos dedos é definido antes do nascimento e tem relação com os níveis de hormônios sexuais ao qual o bebê é exposto no útero.

Por root
Atualização:

"Nossos resultados mostram que o comprimento do dedo poderia ser usado como um teste simples para determinar o risco de câncer de próstata, especialmente em homens com idade inferior a 60 anos", diz o autor sênior do relatório Ros Eeles, membro do ICR e do The Royal Marsden NHS Foundation Trust. "Esta emocionante descoberta significa que o padrão do dedo pode potencialmente ser usado para selecionar os homens em situação de riso para o rastreio, talvez em combinação com outros fatores como história familiar ou testes genéticos".

PUBLICIDADE

O trabalho envolvendo mais de 1.500 pacientes com câncer de próstata e 3 mil indivíduos saudáveis levou 15 anos para ser concluído. O padrão mais comum de dedo, observado em mais de metade dos indivíduos estudados, foi de dedos indicadores menores do que os dedos anelares. O grupo com dedos indicadores maiores que os dedos anelares tinham 33% menos chance de desenvolver a doença. A redução era ainda maior em homens com mais de 60 anos - passando para 87%.

O comprimento dos dedos é definido antes do nascimento e acredita-se que isso possa ter relação com os níveis de hormônios sexuais ao qual o bebê é exposto no útero (já que os genes HOXA e HOXD controlam tanto o desenvolvimento de órgão sexuais masculinos como o comprimento dos dedos). Menos testosterona induz a um dedo indicador mais longo, o que significaria que um feto exposto a níveis mais baixos do hormônio teriam, na maturidade, menos chance de desenvolver o câncer de próstata.

Size of the fingers may indicate risk for prostate cancer

may be related to levels of sex hormones to which the baby is

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.