Identificado primeiro dinossauro com chifres da Coreia do Sul

06 Dezembro 2010 | 18h59

Koreaceratops hwaseongensis. Crédito: Julius T. Csotonyi.

Os cientistas da Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão analisaram evidências de um fóssil encontrado na Coreia do Sul e descreveram como sendo de um novo dinossauro com chifres. O gênero recém-identificado, Koreaceratops hwaseongensis, viveu cerca de 103 milhões de anos atrás, durante os primórdios do período Cretáceo.

O espécime é o primeiro dinossauro ceratópsio da Península da Coreia. O esqueleto parcial inclui uma parcela significativa da espinha dorsal do animal, osso do quadril, membros posteriores parciais e uma cauda quase completa. Os resultados da análise da amostra foram publicados na  revista Naturwissenchaften recentemente.

O fóssil foi descoberto em 2008 em um bloco de rocha ao longo do reservatório de Tando Basin. É um dos primeiros dinossauros articulados conhecidos da Coréia.Com aproximadamente 5 a 6 metros de comprimento e pesando entre 60 e 100 quilos, o animal era relativamente pequeno em comparação com os parentes geologicamente jovens, gigantes como os Triceratopos encontrados na América do Norte.

O primeiro dinossauro ceratópsio da Coreia do Sul foi encontrado em 2008 na cidade de Hwaseong. Crédito: Naturwissenschaften.

Segundo Michael J. Ryan, curador do Museu de História Natural de Cleveland nos EUA e coautor da pesquisa, a região não é típica para se encontrar fósseis de dinossauros, apesar de ovos e pegadas serem encontrados comumente. Acrescenta que a espécie é significante por preencher um período perdido de 20 milhões de anos no registro fóssil, entre a origem destes dinossauros na Ásia e seu primeiro aparecimento na América do Norte.

O Koreaceratops tinha um rosto como o de um papagaio, com um bico na frente da sua mandíbula, indicando que ele foi um herbívoro. As garras em suas patas sugerem que era bípede e se movia a uma velocidade bastante rápida. Tinha uma única cauda em forma de leque formada pela espinha neural longa, o que sugere ter sido ele um bom nadador e passado parte de seu tempo em busca de alimentos aquáticos.

Identified the first dinosaur with horns in South Korea