PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Mulheres que estão ovulando evitam falar com os pais ao telefone

Na contramão, mulheres mais férteis tendem a ligar mais para as mães, gastando em média 5 minutos a mais ao telefone diariamente.

Por root
Atualização:

Porque não tiveram acesso ao conteúdo dos telefonemas, os pesquisadores não foram capazes de dizer com certeza a razão pela qual a ovulação induz este tipo de comportamento. Eles acreditam que a explicação estaria no inconsciente desejo de manter longe o controle dos homens em um período em que elas estão mais férteis. Um impulso ainda mais primário poderia ser a razão: adaptação evolutiva para evitar a consanguinidade.

PUBLICIDADE

De qualquer maneira, os resultados corroboram o que é observado na natureza, quando as fêmeas estão no período fértil. "Os biólogos evolucionistas descobriram que as fêmeas de outras espécies evitam interações sociais com os parentes do sexo masculino durante os períodos de alta fertilidade", ressalta o autor do estudo Debra Lieberman, professor de psicologia da Universidade de Miami. "O comportamento tem sido explicado como um meio de evitar a endogamia e as consequências negativas associadas".

O trabalho também abordou outros aspectos, como, por exemplo, a forma como as mulheres se vestem durante a ovulação ou como se portam diante de homens neste período. O último estudo, examinando os registros de celular de 48 mulheres entre 18 e 22 anos de idade, mostrou que o tempo de conversa por telefone com os pais durante a ovulação caía de uma média de 3,4 minutos por dia para apenas 1,7.

Os pesquisadores admitem a possibilidade de que este comportamento seja uma maneira de manter o "papai" longe de possíveis pretendentes. Entretanto, a equipe acredita que mecanismos psicológicos sejam responsáveis por isso para protegê-las do risco de produzir menos crianças saudáveis - o que tende a ocorrer ao longo do processo evolutivo se os descendentes são formados por parentes genéticos.

Na contramão, mulheres mais férteis tendem a ligar mais para as mães. Elas gastam em média 4,7 minutos ao dia no celular quando estão ovulando, ao passo que, durante a baixa fertilidade, gastam apenas 4,2 minutos falando com a matriarca da família. Uma possível explicação seria a necessidade de conselhos de relacionamento. "Elas podem estar usando as mães como caixas de ressonância para decisões do possível 'acasalmento' que estão pensando no momento do ciclo", explica a antropóloga Elizabeth Pillsworth, da Universidade Estadual da Califórnia.

Publicidade

Veja também:

- Estresse pode piorar muito os sintomas físicos e psicológicos da TPM- Tão longe, tão perto: o mero fato de escutar a voz materna acalma- Mulheres compram roupas mais sensuais quando estão ovulando - Quer ser o rei da noite com a mulherada? Use roupas vermelhas

ovulating

with the connection.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.