PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Mapa mais detalhado de Marte está acessível a astrônomos e curiosos

Usuários já podem explorar o Planeta Vermelho pela internet, observando em detalhes suas crateras, vulcões e planícies.

Por root
Atualização:

Que tal saber um pouquinho mais de Marte com os seus próprios olhos? O melhor mapa já feito do Planeta Vermelho está disponível online para cientistas, astrônomos e leigos que desejam explorar crateras, vulcões e planícies do nosso pequeno vizinho espacial. Quem tornou isso possível foi uma equipe da Universidade Estadual do Arizona, NASA e Microsoft, nos EUA. 

PUBLICIDADE

Baste entrar no site Mars Global Data Sets e manipular a imagem tal como os usuários geralmente exploram o Google Maps, programa fornecido pelo Google para ajudar na localização de ruas nas cidades. Para os mais experientes, há também a possibilidade de fazer o download do mapa em partes com resolução máxima. 

Os mapas mostram o planeta como se ele tivesse sido cortado, dobrado e achatado sobre uma mesa. Cerca de 21 mil imagens foram tratadas para formar o mosaico gigante que pode ser explorado em detalhes pelo usuário. Poucas partes estão faltando, onde nuvens e pouca iluminação impediram a captação de imagens nítidas. Mesmo assim, é o mapa mais detalhado feito até hoje de Marte.

Veja também:

- Marte abrigou vários ambientes aquáticos em épocas mais recentes - Oceano pode ter coberto um terço da superfície de Marte - Modelo computacional ajuda NASA a escolher veículos marcianos - Mistérios da calota de gelo do polo norte de Marte são desvendados - Busca por água em outros planetas deve ser repensada? - Material estranho encontrado em Marte intriga cientistas

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.