Mapa mais detalhado de Marte está acessível a astrônomos e curiosos

Usuários já podem explorar o Planeta Vermelho pela internet, observando em detalhes suas crateras, vulcões e planícies.

root

23 Julho 2010 | 14h29

Valles Marineris, o

Valles Marineris, o "Grand Canyon de Marte", tem comprimento suficiente para ligar Los Angeles a Nova Iorque, se fosse localizado na Terra. A caixa de contorno vermelha indica a localização da imagem, segundo a resolução máxima. Crédito: NASA / JPL / Universidade do Estado do Arizona.

Que tal saber um pouquinho mais de Marte com os seus próprios olhos? O melhor mapa já feito do Planeta Vermelho está disponível online para cientistas, astrônomos e leigos que desejam explorar crateras, vulcões e planícies do nosso pequeno vizinho espacial. Quem tornou isso possível foi uma equipe da Universidade Estadual do Arizona, NASA e Microsoft, nos EUA. 

Baste entrar no site Mars Global Data Sets e manipular a imagem tal como os usuários geralmente exploram o Google Maps, programa fornecido pelo Google para ajudar na localização de ruas nas cidades. Para os mais experientes, há também a possibilidade de fazer o download do mapa em partes com resolução máxima. 

Os mapas mostram o planeta como se ele tivesse sido cortado, dobrado e achatado sobre uma mesa. Cerca de 21 mil imagens foram tratadas para formar o mosaico gigante que pode ser explorado em detalhes pelo usuário. Poucas partes estão faltando, onde nuvens e pouca iluminação impediram a captação de imagens nítidas. Mesmo assim, é o mapa mais detalhado feito até hoje de Marte.

Veja também:

Marte abrigou vários ambientes aquáticos em épocas mais recentes
Oceano pode ter coberto um terço da superfície de Marte
Modelo computacional ajuda NASA a escolher veículos marcianos
Mistérios da calota de gelo do polo norte de Marte são desvendados
Busca por água em outros planetas deve ser repensada?
Material estranho encontrado em Marte intriga cientistas