Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Nova técnica oferece imagem única em 3D de alta resolução do coração

Médicos poderão em breve ter uma nova ferramenta que melhora os resultados de pacientes que devem se submeter a cirurgias.

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:

Cardiologistas e cirurgiões poderão em breve ter em mãos uma nova ferramenta que melhora os resultados de pacientes que precisam se submeter a cirurgias de marcapasso e angioplastia. Graças aos esforços de uma equipe da Universidade Western Ontario, no Canadá, a nova técnica de imagem pode oferecer uma única imagem 3D de alta resolução do coração.

PUBLICIDADE

A ferramenta pode revelar tanto a vascularização como a presença de tecido cicatricial no músculo. Lesões no coração, incluindo ataques cardíacos e inflamações virais, geralmente resultam em danos permanentes e cicatriz. "Nós já sabíamos há algum tempo que o tecido da cicatriz do miocárdio (coração) pode ser visualizado por ressonância magnética, mas o que temos agora é passar isso para outro nível", ressalta James White, responsável pelo trabalho.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores utilizaram a RMI de 3 Tesla. "Esta é a primeira vez que conseguimos visualizar a cicatriz do miocárdio e vasos sanguíneos do coração ao mesmo tempo", explica White. "Estamos aptos a construir um modelo tridimensional do coração de uma pessoa para imediatamente compreender a relação entre os vasos sanguíneos do coração e danos relacionados permanentes".

De acordo com o pesquisador, a nova técnica pode ajudar médicos a direcionarem melhor os vasos sanguíneos que levam a um músculo capaz de trabalhar, ao invés de direcionar para um músculo que está irreversivelmente danificado.

Como funciona

Publicidade

A nova técnica funciona primeiramente obtendo uma imagem 3D do coração, após a infusão de um contraste chamado gadolínio - que faz com que o sangue brilhe. A ressonância magnética 3Tesla tira as imagens  do coração, mostrando os vasos sanguíneos. Como o contraste demora mais para abandonar a cicatriz, o sinal é mantido depois de uma lavagem realizada, capaz de limpar sangue e outros tecidos. Outra imagem, realizada 20 minutos depois, destaca as cicatrizes do coração também em 3D.

A técnica de imagem foi realizada em 55 pacientes encaminhados para cirurgia de revascularização ou marcapasso. Os resultados mostram que o procedimento pode ser útil no planejamento de intervenções cardíacas, dando a cirurgiões informações úteis sobre regiões que não podem ser recuperadas.

Veja também:

- Célula é reprogramada para virar célula muscular do coração diretamente - Ateriosclerose pode ser tratada sem redução dos níveis de colesterol - Identificado regulador molecular chave para a hipertrofia cardíaca - Esteroides podem proteger contra doenças cardiovasculares - Técnica aumenta artérias podendo dispensar ponte de safena - Sistema parassimpático pode contribuir para insuficiência cardíaca - Sal: aumento de angiotensina causa hipertrofia do miocárdio

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.