Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Kit de reparo do DNA é identificado por pesquisadores

Pesquisadores da Universidade Yale identificaram os principais mecanismos usados pelo organismo para reparar rupturas nas cadeias de DNA.

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:

Pesquisadores da Universidade Yale, nos EUA, identificaram os principais mecanismos usados pelo organismo para reparar rupturas nas cadeias de DNA. As descobertas têm importantes implicações para compreensão de doenças como o câncer.

PUBLICIDADE

Os cromossomos sofrem constantemente ataques de ameaças ambientais como a radiação. Estes ataques podem provocar danos nas fitas de DNA. Se estas rupturas não forem consertadas, o problema pode evoluir para o desenvolvimento de tumores.

A equipe de Yale identificou dez proteínas cruciais envolvidas no processo, mostrando como elas interagem para iniciar a reparação das rupturas. Os resultados do trabalho serão publicados na edição de 02 de setembro da Nature.

"Precisou de um trabalho de campo de 20 anos para chegar a este ponto, e este artigo abre o caminho para que possamos esclarecer o mecanismo detalhado do processo de reparação de quebrar e certamente nos manter ocupados por muitos anos", diz Patrick Sung, principal autor do artigo. "Isso tem grande relevância para a pesquisa do câncer, porque quando este caminho não está operando, o câncer irá surgir".

Muitos trabalhos já identificaram genes envolvidos na reparação da quebra do cromossomo, ajudando os pesquisadores no trabalho em questão. Agora, a equipe conseguiu purificar as proteínas e estudas papéis individuais do processo. "Agora somos capazes de fazer perguntas muito detalhas sobre esses mecanismos", ressalta Sung.

Publicidade

Veja também:

- Nova análise de DNA revoluciona abordagem de doenças genéticas - Cientistas identificam como genes "errados" são reprimidos - Proteína que ajuda formação do cérebro restaura danos de esclerose - Ácido fólico pode retardar efeitos do envelhecimento e evitar doenças - Mecanismo de reparo do DNA também atua no processo de transcrição

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.