Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Medicação triplica efeitos analgésicos da acupuntura em testes com ratos

Experiência com roedores mostra papel da adenosina nos efeitos analgésicos da técnica chinesa, que tem aliviado as dores há milênios.

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:

Pesquisadores da Universidade de Rochester, nos EUA, descobriram que a molécula adenosina pode ter uma relação forte com os efeitos da acupuntura, técnica chinesa que é usada no tratamento de dores com a aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo. A partir desta constatação, a equipe conseguiu triplicar os efeitos do método em roedores ao adicionar medicação que é usada em pacientes com leucemia.

PUBLICIDADE

A adenosina é um composto natural conhecido por seu papel na regulação do sono, tendo efeitos sobre o coração com sua ação anti-inflamatória. Também é um analgésico natural, tornando-se ativo na pele após um ferimento, ao inibir a sinalização e diminuir as dores da mesma forma que a lidocaína.

Durante os experimentos, os pesquisadores observaram que estas propriedades ocorrem nos tecidos mais profundos da pele que são atingidos pela acupuntura - atingindo o sistema nervoso periférico (que compreende os nervos do corpo que não são parte do cérebro e coluna espinhal). Desta maneira, a adenosina parece criar sinais que induzem o cérebro a criar endorfinas naturais contra a dor.

"A acupuntura tem sido um pilar de tratamento médico em certas partes do mundo por 4 mil anos, mas porque não foi completamente compreendida, muitas pessoas ficara céticas", diz Maiken Nedergaard, responsável pela pesquisa. "Neste trabalho, nós fornecemos informações sobre um mecanismo físico pelo qual a acupuntura reduz a dor do corpo".

Para o trabalho, a equipe tratou roedores que estavam com dores nas patas com sessões de 30 minutos em um ponto de acupuntura perto do joelho, com agulhas muito finas girando suavemente a cada cinco minutos. Em ratos com níveis normais de adenosina, a técnica reduziu o desconforto em dois terços dos animais, mas em ratos que tinham a adenosina "bloqueada", o método não surtiu efeito. Ao ativar a adenosina nos tecidos, o desconforto foi reduzido mesmo sem a acupuntura.

Publicidade

Durante e após o tratamento com acupuntura, os níveis de adenosina nos tecidos próximos das agulhas foram 24 vezes maior do que antes. Isso levou os pesquisadores a utilizarem uma droga contra o câncer chamada deoxycoformycin, um composto que dificulta a remoção de adenosina dos tecidos. O medicamento aumentou os efeitos da acupuntura quase triplicando o acúmulo de adenosina nos músculos.

Veja também:

- Pesquisadores mostram que ratos também têm expressão facial de dor - Acupuntura desativa áreas do cérebro que estão associadas a dores

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.