Mulheres deprimidas e homens extrovertidos têm mais filhos

Pesquisa da Universidade de Sheffield mostra que o sucesso reprodutivo de homens e mulheres é influenciado por características psicológicas.

root

08 Junho 2010 | 22h07

Mulheres com altos níveis de neuroticismo e homens mais extrovertidos tendem a ter mais filhos se a sua sociedade for caracterizada por altas taxas de natalidade.

Mulheres com altos níveis de neuroticismo e homens mais extrovertidos tendem a ter mais filhos se a sua sociedade for caracterizada por altas taxas de natalidade.

A nossa personalidade pode dizer muito sobre a nossa saúde. Mas a novidade nesta premissa é que a fertilidade também. De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Sheffield, no Reino Unido, o sucesso reprodutivo de homens e mulheres é influenciado por características psicológicas.

Em artigo publicado no Proceedings of National Academy of Sciences, a equipe mostra que mulheres com altos níveis de neuroticismo e homens mais extrovertidos tendem a ter mais filhos se a sua sociedade for caracterizada por altas taxas de natalidade. Este aumento chega a ser de até 12% entre mães depressivas, ansiosas e melancólicas “ao extremo” – principalmente entre mulheres com um status social maior. Homens supersociáveis tendem a ter 14% mais filhos.

Além disso, o trabalho relaciona traços da personalidade materna com a condição física dos filhos. Mães mais neuróticas têm mais chances de terem filhos com o índice de massa corporal menor – em casos extremos, um reflexo da desnutrição.

Traços de personalidade e traços biológicos

Cada vez mais, pesquisadores estão se voltando para o estudo de traços de personalidade para compreender algumas determinantes em padrões biológicos, explicando em partes como as diferenças podem ser mantidas ao longo do processo de seleção natural.

A pesquisa em questão foi realizada com uma população mais tradicional, diferente de trabalhos anteriores realizados em sociedades modernas ocidentais, permitindo à equipe testar a questão específica da fertilidade em um ambiente caracterizado por altas taxas de natalidade.

Veja também:

Escolha de parceiro é fortemente influenciada pela opinão de estranhos
Leve a sério: a sua felicidade realmente depende da dos outros
Diferença de idade do casal reduz expectativa de vida das mulheres
Spray de hormônio oxitocina faz homens ficarem mais sensíveis
Mulheres atraentes despertam comportamento de risco em homens
Sem crise: homens realmente sentem menos culpa do que as mulheres
Melancolia pode voltar a ser considerada desordem mental grave