Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Nova tecnologia dá a celulares o poder de transformar linguagem de sinais em texto

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Uma equipe da Universidade de Aberdeen, na Escócia, está desenvolvendo um software que traduz a linguagem de sinais - utilizada por pessoas surdas - em texto. A nova tecnologia é a primeira do tipo que poderia ser usada em portáteis, como smarthphones, permitindo ao usuário customizar a ferramenta de acordo com suas necessidades. Combinada com outros sistemas, poderia fazer com que o texto fosse transformado em formato de áudio para o ouvinte (algo que já foi desenvolvido inclusive por brasileiros, conforme antecipou Nayara Fraga no Radar Tecnológico).

PUBLICIDADE

'O objetivo da tecnologia - conhecida como Portable Sign Language Translator (PSTL) - é dar poder às pessoas que usam a linguagem de sinais ao permitir superar os desafios de comunicação que eles experimentam com aparelhos portáteis', explica Ernesto Compatangelo, responsável pela novidade.

Funciona da seguinte maneira: uma câmera integrada ao smartphone, tablet ou laptop capta os movimentos das mãos realizados pelos usuários e imediatamente transforma o que 'viu' em texto, que pode ser lido por outra pessoa. O mais interessante é que o sistema permite que o dono do dispositivo associe um termo a um comando específico, de forma que o seu vocabulário seja personalizado para melhor expressar um conceito não abarcado por algumas linguagem de sinais.

Só vídeo - Em 2009, pesquisadores da Universidade de Cornell, nos EUA, apresentaram o protótipo de um sistema capaz de tornar o diálogo por meio de celulares entre pessoas que usam a linguagem de sinais realidade. Uma das principais barreiras enfrentadas até então era fazer com que vídeos pudessem ser enviados rapidamente. Ao criar um software para comprimir vídeos, os pesquisadores chegaram a um resultado bastante satisfatório para a época: a capacidade de enviar 10 frames por segundo - o que se enquadraria bem aos padrões 2G vigentes.

A tecnologia foi explorada também pela Universidade de Rochester e, em 2011, incorporada em televisões, celulares e outros dispositivos eletrônicos pela empresa Sorenson Communications. Ao longo dos anos, investimentos na área permitiram que empresas como a Apple e Blackberry tornassem seus portáteis muito mais acessíveis para pessoas com deficiência auditiva. Entretanto, embora a disponibilidade de chats em vídeo tenha melhorado significativamente, nenhum celular consegue atualmente atender aos seguintes requisitos ao mesmo tempo:

Publicidade

-        Compatibilidade com aparelhos auditivos -        Controle de volume ou amplificação adicional -        Design compatível com a deficiência auditiva (no caso específico do 'leitor de linguagem de sinais', as mãos devem ficar livres) -        Sistema elaborado para envio de texto -        Alertas vibratórios diferenciados -        Recursos para reduzir a interferência de luminosidade ou vibração no ambiente -        Dispositivos auxiliares para melhorar o desempenho, como osciladores controlados por tensão

Veja também:

- Estudo prova que pessoas cegas podem 'ver' com o ouvido - Jogos de videogames para cegos mantêm crianças saudáveis - Sem tirar os olhos da estrada: carro pode ser guiado apenas pela visão - Pesquisadores da USP desenvolvem aparelho portátil que identifica cor de objeto

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.