Método elimina biópsia para detectar bactérias intramucosas

Técnica permite identificar bactérias dentro da mucosa do intestino em pacientes com a doença de Crohn ou com colite ulcerosa.

06 Dezembro 2010 | 17h39

Bactérias fluorescentes são visualizadas na superfície apical e invadindo o epitélio intestinal de rato. A seta azul indica bactérias brilhando dentro da mucosa. A seta laranja indica bactérias na superfície da mucosa e a seta branca bactérias dentro das células epiteliais micro vilosas. Crédito: University of East Anglia.

Cientistas da Universidade de East Anglia, Reino Unido, desenvolveram um método de endomicroscopia confocal a laser auxiliada por fluoresceína para visualizar bactérias entéricas intramucosa in vivo e para determinar a área de mucosa envolvida no cólon e íleo em pacientes com colite ulcerosa e doença de Crohn.

Bactérias entéricas têm um papel importante na patogênese de doenças que inflamam o intestino (IBD). Um número significante de pacientes com a doença de Crohn e colite ulcerativa possuem bactérias intramucosas. Elas foram identificadas também em pacientes com IBD por uma variedade de técnicas que envolviam biópsia da mucosa. A endomicroscopia confocal a laser pode mostrar as bactérias na superfície da mucosa, mas não pode identifica-las quando estão dentro dela.

Agora, os pesquisadores, liderados por Alastair Watson, associaram esta endomicroscopia à fluoresceína intravenosa – um agente de contraste – para poder detectar bactérias dentro da mucosa.

O novo método tem impacto na prática clínica, uma vez que possibilita a identificação de pacientes com bactérias intramucosas sem a necessidade de biópsia. A técnica também poderá ser uma ferramenta valiosa na elucidação de patogêneses de doenças que inflamam o intestino.

O artigo intitulado “Confocal laser endomicroscopy is a new imaging modality for recognition of intramucosal bacteria in inflammatory bowel disease in vivo” foi publicado na revista Gut de gastroenterologia esta semana.

Biopsy method for detecting bacteria eliminates intestinais