PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Peixe-arqueiro mostra adaptação animal a diferentes campos de visão

Pesquisadores descobriram que o sofisticado peixe Toxotidae sincroniza cones e bastonetes de forma diferente através da retina.

Por root
Atualização:

A capacidade que um peixe tem de enxergar dentro e acima da superfície da água (possibilitando a "caça" de insetos voadores) pode dar pistas sobre a visão em todo o reino animal. Um trabalho realizado por pesquisadores da Universidade da Austrália Ocidental e Universidade de Queensland analisou a habilidade do peixe-arqueiro, fornecendo insights sobre a variabilidade intraretinal, adaptação que permite ao animal lidar com diferentes campos de visão.

PUBLICIDADE

Através de microespectrofotometria, os pesquisadores descobriram que o Toxotidae, um dos predadores mais sofisticados das águas por ser capaz de atingir o alvo com um jato d'água, sincroniza cones e bastonetes de forma diferente através da retina. Uma maneira de atender as diferenças espectrais apresentadas dentro e fora da água.

"Se o que foi constatado estiver presente em outras espécies, este nível de plasticidade visual poderá explicar como peixes teleósteos conseguiram se adaptar com êxito a quase todos os ambientes aquáticos da Terra", diz Shaun Collun, professor de biologia animal da universidade.

Além de ajudar pesquisadores na compreensão da movimentação de animais debaixo d'água e em relação à vantagem seletiva, o trabalho pode oferecer novas abordagens para elaboração de veículos subaquáticos que naveguem em ambientes com diferentes intensidades de luz.

Veja também:

Publicidade

- Borboletas com gene duplicado enxergam e possuem pigmentos UV - Elefantes têm sinal específico para alertar sobre presença de abelhas - Fêmeas com múltiplos parceiros garantem sobrevivência da espécie - Abelhas preferem flores com néctar que possui nicotina e cafeína - Olho biônico deixa a ficção para se tornar realidade em breve - Células-tronco recuperam visão de roedores com retinite pigmentosa - De olhos bem abertos: esteroides contra retinopatia diabética

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.