Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Peptídeo pode aumentar sobrevida de pacientes com pulmões transplantados

Experiências com ratos mostram que técnica pode melhorar a oxigenação do órgão, além de impedir lesões perigosas após cirurgia.

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:

Um peptídeo sintético que imita a capacidade natural do corpo de reduzir o acúmulo de líquido pode ser usado futuramente em pacientes submetidos a transplante de pulmão. Pesquisadores do Medical College of Georgia, nos EUA, mostram que a injeção da substância na traqueia de ratos antes da cirurgia impede lesões perigosas, melhorando a oxigenação do órgão.

PUBLICIDADE

Excesso de líquido e outros problemas podem ocorrer dentro de 72 horas após um transplante, reduzindo significativamente as chances de sobrevivência de um paciente, bem como prejudicando a função pulmonar em longo prazo. Cerca de 10% dos transplantados experimentam uma lesão pulmonar aguda nas primeiras horas após a cirurgia e aproximadamente 40% não resistem a mais do que 30 dias.

Voltando a respirar

Espécies reativas de oxigênio são subprodutos naturais do uso de oxigênio que podem causar danos celulares e morte em níveis elevados. O estresse, tal como colocar pulmões dormentes de volta ao trabalho, podem aumentas os seus níveis. "De repente você coloca os pulmões de volta em um corpo e terá uma oferta de oxigênio que por si só provoca uma série de prejuízos, principalmente devido à produção de espécies reativas ao oxigênio", observa Lucas. É importante ressaltar que pulmões usados em transplantes podem ser conservados em soluções resfriadas durante horas.

Um dos maiores problemas, imediatamente após o transplante de pulmão, é a disfunção dos canais de sódio nos alvéolos - pequenos sacos de ar onde ocorre o consumo de oxigênio -, comprometendo a capacidade dos sacos de "líquido claro no sistema linfático". Além disso, os pesquisadores observaram uma invasão imediata dos glóbulos brancos (neutrófilos), que também produzem espécies reativas de oxigênio.

Publicidade

Para completar o quadro de risco, existe o fator de necrose tumoral (TNF), uma produção inflamatória de citocinas que ajuda o corpo a combater uma infecção - algo que pode, em certos casos, ser prejudicial e até mortal. O transplante pulmonar ativa a produção deste fator, fazendo com que células que revestem a vascularização do órgão e sacos de ar produzam mais espécies reativas de oxigênio, bloqueando os canais de sódio.

Fator de necrose tumoral para o bem?

O fator de necrose tumoral também pode bloquear a produção de espécies reativas de oxigênio, aumentando a absorção de sódio. Entretanto, isso ocorre raramente em transplantados. É onde entra o peptídeo TIP.

Ao dar peptídeos sintéticos para ratos rumo ao transplante, o "lado bom" prevaleceu. Níveis de espécies reativas de oxigênio e neutrófilos caíram e os canais de sódio se recuperaram.

Receptores de TNF solúveis, que bloqueiam o fator de necrose tumoral "ruim", já estão sendo usados para tratar artrite reumatoide, na qual o sistema imunológico ataca as articulações. Os pesquisadores esperam que esse mecanismo possa ser usado para o tratamento de outros problemas, como o diabetes, doenças vasculares e outros transplantes.

Publicidade

Transplantes de pulmão no Brasil

O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor) é um dos principais centros de transplante pulmonar no País. Os resultados de sobrevida nos pacientes que se submetem ao procedimento na instituição supera índices internacionais: 85% das pessoas sobrevivem após um ano de transplante.

Entre as doenças que podem levar à necessidade de transplante estão a doença pulmonar obstrutiva crônica, enfisema, fibrose e hipertensão pulmonar. Embora as estatísticas apontem que 340 transplantes sejam necessários anualmente, apenas 30 pacientes são beneficiados com a técnica.

Veja também:

- Doador de rim vive o mesmo tempo que uma pessoa saudável - Células endoteliais aumentam produção de células-tronco - Crianças com paralisia receberão injeções de células-tronco no cérebro - Tecidos de pulmão são recuperados em ratos com transplante de células

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.