Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Mulheres atraentes despertam comportamento de risco em homens

Dizem que por trás de um grande homem, há sempre uma grande mulher. Pesquisadores vão além: por trás de muito risco, há uma mulher bonita.

Dizem que por trás de um grande homem, há sempre uma grande mulher. Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, vão além: por trás de muito risco, há uma mulher bonita.

Em um experimento liderado por Bill Von Hippel e Richard Ronay, da faculdade de psicologia da UQ, skatistas fizeram manobras bem mais radicais quando uma mulher observava. A análise biológica mostrou que isso é causado pelos altos níveis de testosterona, medidos pela amostra de saliva dos participantes. Testosterona mais alta, mais riscos físicos.

Os resultados sugerem que o risco que homens enfrentam têm base na própria evolução, pois historicamente o sexo masculina compete para conquistas as mulheres férteis. Os vencedores - aqueles que se arriscaram mais e foram mais fortes - transmitem seus genes para as gerações futuras. Os pesquisadores entendem que a exposição ao risco seria uma forma de publicidade hormonal: uma maneira de demonstrar saúde e vigor.

A pesquisa foi publicada na última edição do Social Psychological and Personality Science.

Veja também: - Sem crise: homens realmente sentem menos culpa do que as mulheres - Homossexualismo: ausência de filhos é "compensada" com cuidado extra com sobrinhos - Identificada área do cérebro associada à avareza - Botox pode transformar a forma como uma pessoa interpreta emoções