Mulheres atraentes despertam comportamento de risco em homens

Dizem que por trás de um grande homem, há sempre uma grande mulher. Pesquisadores vão além: por trás de muito risco, há uma mulher bonita.

01 Março 2010 | 16h32

Dizem que por trás de um grande homem, há sempre uma grande mulher. Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, vão além: por trás de muito risco, há uma mulher bonita.

Em um experimento liderado por Bill Von Hippel e Richard Ronay, da faculdade de psicologia da UQ, skatistas fizeram manobras bem mais radicais quando uma mulher observava. A análise biológica mostrou que isso é causado pelos altos níveis de testosterona, medidos pela amostra de saliva dos participantes. Testosterona mais alta, mais riscos físicos.

Os resultados sugerem que o risco que homens enfrentam têm base na própria evolução, pois historicamente o sexo masculina compete para conquistas as mulheres férteis. Os vencedores – aqueles que se arriscaram mais e foram mais fortes – transmitem seus genes para as gerações futuras. Os pesquisadores entendem que a exposição ao risco seria uma forma de publicidade hormonal: uma maneira de demonstrar saúde e vigor.

A pesquisa foi publicada na última edição do Social Psychological and Personality Science.