PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Mulheres atraentes despertam comportamento de risco em homens

Dizem que por trás de um grande homem, há sempre uma grande mulher. Pesquisadores vão além: por trás de muito risco, há uma mulher bonita.

Por root
Atualização:

Dizem que por trás de um grande homem, há sempre uma grande mulher. Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, vão além: por trás de muito risco, há uma mulher bonita.

PUBLICIDADE

Em um experimento liderado por Bill Von Hippel e Richard Ronay, da faculdade de psicologia da UQ, skatistas fizeram manobras bem mais radicais quando uma mulher observava. A análise biológica mostrou que isso é causado pelos altos níveis de testosterona, medidos pela amostra de saliva dos participantes. Testosterona mais alta, mais riscos físicos.

Os resultados sugerem que o risco que homens enfrentam têm base na própria evolução, pois historicamente o sexo masculina compete para conquistas as mulheres férteis. Os vencedores - aqueles que se arriscaram mais e foram mais fortes - transmitem seus genes para as gerações futuras. Os pesquisadores entendem que a exposição ao risco seria uma forma de publicidade hormonal: uma maneira de demonstrar saúde e vigor.

A pesquisa foi publicada na última edição do Social Psychological and Personality Science.

Veja também: - Sem crise: homens realmente sentem menos culpa do que as mulheres - Homossexualismo: ausência de filhos é "compensada" com cuidado extra com sobrinhos - Identificada área do cérebro associada à avareza - Botox pode transformar a forma como uma pessoa interpreta emoções

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.