Pesquisador identifica arma de 10 mil anos perto de Yellowstone

Como o aumento da temperatura, inúmeros artefatos que foram preservados durantes milênios pelo gelo estão sendo encontrados.

root

30 Junho 2010 | 12h49

Pesquisador Craig Lee segura o dardo atlatl de 10 mil anos que ficou congelado junto a um banco de gelo perto de Yellowstone. Crédito: Casey Cass R. / Universidade do Colorado.

Pesquisador Craig Lee segura o dardo atlatl de 10 mil anos que ficou congelado junto a um banco de gelo perto de Yellowstone. Crédito: Casey Cass R. / Universidade do Colorado.

Um visitante leigo poderia até pisar no que aparentemente seria parte de um ramo de uma árvore. Mas, ainda bem que existe gente treinada: pesquisadores da Universidade do Colorado em Boulder, nos EUA, identificaram uma arma de caça de cerca de 10 mil anos no Parque Nacional de Yellowstone. O dardo teria sido congelado por milênios até que o arqueólogo Craig Lee o encontrou.

“Nós não percebemos até o início de 2000 que havia potencial para encontrarmos materiais arqueológicos em associação com o derretimento de neve e gelo permanente em muitas áreas do globo”, ressalta Lee. “Não estamos falando de geleiras maciças, estamos falando sobre o menor, mais estável cineticamente bancos de gelo que você pode ver no Parque Nacional Rocky Mountain”.

Como o aumento da temperatura global, inúmeros artefatos estão sendo encontrados e que foram preservados durantes milênios pelo gelo. O dardo de Lee foi achado em uma muda de bétula e conserva marcas pessoais do antigo caçador. Quando ele foi atirado, o dardo de quase um metro de comprimento tinha um projétil em uma das extremidades e ondulação na outra que seria anexada a um gancho de atlatl.

Veja também:

– Nova espécie de ancestral humano é identificada por antropólogos
Extinção foi ponto de partida para diversidade dos vertebrados
Estudo revela que homens modernos cruzaram com neandertais
Hemoglobina de mamute é recriada mostrando “extremidades frias”
Tem verme que não muda nunca: Osedax existe há 30 milhões de anos
Insetos e crustáceos têm origem em ancestral comum
Texacephale langstoni: nova espécie de dinossauro é descoberta nos EUA
Novo dinossauro é descoberto por paleontólogos nos Estados Unidos
Pesquisadores conseguem descobrir cor de penas dos dinossauros
Respiração de aves e jacarés pode explicar dominação de arcossauros após grande extinção
Genoma de homem extinto é sequenciado em detalhes