Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Pesquisadores estão desenvolvendo teste para prever pré-eclampsia

Exame simples para detectar uma das maiores causas de morte materna do mundo é considerado o "Santo Graal" da obstetrícia.

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:

O teste, que poderá ser administrado a partir da 15ª semana de gestação, está sendo desenvolvido a partir de uma impressão digital metabólica, resultado de uma combinação de 14 metabólitos - açúcares, gorduras e aminoácidos. Para cada 100 mulheres que participaram dos exames, a maioria do grupo de risco foi identificada.

PUBLICIDADE

Um teste preditivo para a pré-eclâmpsia é tido por muitos médicos como o "Santo Graal da obstetrícia", capaz de salvar milhares de vidas. De acordo com os pesquisadores, o exame poderia diminuir as taxas de mortalidade materna. Gestantes identificadas com o problema devem ser submetidas a cesáreas, muitas vezes semanas ou meses antes do tempo.

Veja também:

- Problemas em prematuros podem persistir até a fase adulta - Antidepressivos na gravidez podem aumentar risco de aborto em até 64% - Número de gestantes com diabetes pode ser maior do que se supunha - Capacidades de cognição permanecem inalteradas em grávidas e mães

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.