PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Pesquisadores encontram microRNA envolvido na fibrose pulmonar

Doença que causa cicatrizes no pulmão não tem causa bem definida e este é o primeiro estudo a analisar microRNAs relacionados.

Por root
Atualização:

Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos EUA, demonstraram que um pequeno pedaço de RNA desempenha um papel importante no desenvolvimento da fibrose pulmonar idiopática, problema crônico, progressivo e letal, normalmente caracterizado por cicatrizes nos pulmões. A doença não tem causa definida e este é o primeiro estudo a analisar microRNAs relacionados.

PUBLICIDADE

"Nossa pesquisa indica que as alteração no microRNA também contribuem para a fibrose pulmonar idiopática", diz Kaminski Naftali, professor de medicina da universidade. Os pesquisadores avaliaram os perfis de microRNAs em amostras de tecido pulmonar saudável e amostras de tecidos afetados pelo problema. Dez por cento dos microRNAs eram diferentes entre as amostras.

A equipe observou uma quantidade diminuída do microRNA let-7d, descobrindo que não havia praticamente nenhuma expressão do mesmo na fibrose ou regiões da cicatriz. Outras experiências mostraram que os let-7d são inibidos pela citosina TGF-beta, uma proteína de sinalização que promove o desenvolvimento de vários caminhos para a doença. Experiências com ratos confirmaram os indícios.

"Estes estudos sugerem que, aumentando o let-7d no pulmão, podemos ser capazes de retardar ou mesmo impedir a fibrose pulmonar", acrescenta Kaminski. "Nosso próximo desafio é desenvolver métodos que permitam fazer isso de forma segura, para que possamos testar seu valor terapêutico".

Veja também:

Publicidade

- Duas enzimas podem reforçar terapia contra câncer de pulmão - Peptídeo pode aumentar sobrevida de pacientes com pulmões transplantados - Fiocruz desenvolve kit para diagnóstico rápido da tuberculose - Tecidos de pulmão são recuperados em ratos com transplante de células - Identificadas variantes de cinco genes associados à saúde do pulmão

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.